Quinta-feira, Março 20, 2025
Quinta-feira, Março 20, 2025

SIGA-NOS:

CReSAP não consegue elaborar short list para a presidência do Turismo de Portugal

Notícia corrigida às 21h13 de 12 de Fevereiro de 2025

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) informou o Governo que não foi possível elaborar uma short list com três nomes para o cargo de presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal. No site da CReSAP, o concurso deixou de estar em avaliação para passar a constar da lista de “Procedimentos Concursais com Proposta de Designação”. De acordo com a própria descrição do site, este procedimento implica que “o júri elabore a proposta de designação, indicando três candidatos, ordenados alfabeticamente, e a acompanhe com os fundamentos da escolha de cada um deles, apresentando-a ao membro do Governo que tenha poder de direção ou superintendência sobre o serviço ou órgão em questão”.

Apesar deste status que induz em erro, fonte do Governo informou o TNews que a Comissão não conseguiu elaborar a short list com três nomes para o cargo de presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.

Recorde-se que a CReSAP abriu as candidaturas para o cargo de presidente do Conselho Diretivo em 13 de agosto de 2024, e novamente em 19 de novembro do mesmo ano. De acordo com a legislação, após esses dois procedimentos, o membro do Governo responsável pode tomar uma decisão. “Na situação de procedimento concursal em que não haja um número suficiente de candidatos para os
efeitos do número anterior ou em que o mesmo fique deserto, deve a Comissão proceder à repetição de aviso de abertura referente ao mesmo procedimento concursal, nos termos do n.º 1 e seguintes e, verificando -se o mesmo resultado, pode o membro do Governo competente para o provimento proceder a recrutamento por escolha, de entre indivíduos que reúnam o perfil definido
pelo aviso de abertura.

O TNews sabe que, no primeiro concurso, se candidataram Carlos Abade, atual presidente do Turismo de Portugal (em regime de substituição), e Bernardo Corrêa de Barros, atual presidente do Turismo de Cascais.

O cargo é em regime de comissão de serviço por 5 anos, renovável, e exige formação superior nas áreas de Direito, Economia, Gestão, Engenharia, Hotelaria e Turismo, além de experiência profissional em cargos de direção, preferencialmente no setor público ou no turismo.

As principais responsabilidades incluem a coordenação e supervisão global do Turismo de Portugal, o desenvolvimento da Estratégia de Turismo 2035, a promoção da internacionalização e a gestão de fundos europeus. Os candidatos serão avaliados em duas fases: avaliação curricular e avaliação de competências de gestão, que inclui uma entrevista.

O salário base é de 6.145,48 €, acrescido de 2.458,19 € em despesas de representação.

1 COMENTÁRIO

  1. Por lapso o artigo refere que: “As candidaturas devem ser submetidas exclusivamente online até o dia 2 de dezembro, através do portal da CReSAP. Para mais informações, o edital completo está disponível no site da CReSAP.”

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img