Segunda-feira, Julho 15, 2024
Segunda-feira, Julho 15, 2024

SIGA-NOS:

Croácia segue os passos da Finlândia e inicia testes de passaportes digitais

-PUB-spot_img

A Croácia deu início aos testes dos passaportes digitais, tornando-se um dos países pioneiros na União Europeia a adotar esta inovação.

A Croácia implementou o projeto de Credencial Digital de Viagem (DTC) no início desta semana, tendo as autoridades afirmado que o seu objetivo é facilitar as viagens e melhorar a segurança dos passageiros através da utilização da tecnologia mais recente.

A Certilia, a empresa por trás do projeto, anunciou que a credencial digital de viagem trará inúmeras vantagens para os cidadãos croatas. Segundo a Certilia, os cidadãos receberão notificações de passagens de fronteira através do aplicativo móvel Certilia e poderão utilizar filas dedicadas, eliminando longos tempos de espera.

“A credencial digital de viagem proporcionará aos cidadãos experiências mais rápidas e agradáveis nas fronteiras, notificando as passagens de fronteira através do aplicativo móvel Certilia e permitindo o uso de filas separadas nas fronteiras”, enfatizou a empresa.

De acordo com o portal Total Croatia, a solução informática do certificado de viagem digital foi desenvolvida por especialistas do Ministério do Interior croata e da Agência para as Atividades Comerciais.

Durante a apresentação do projeto em Zagreb, todos os cidadãos interessados tiveram a oportunidade de serem os primeiros a descarregar a credencial de viagem digital para os seus dispositivos móveis.

Jure Sertić, diretor-geral da Agência para as Atividades Comerciais, comentou o projeto, destacando-o como um passo significativo em direção à modernização e à facilitação das viagens. “Este projeto-piloto, que permitiu aos cidadãos croatas serem dos primeiros a testar o futuro das viagens com uma credencial de viagem digital, representa um avanço significativo na modernização e facilitação das viagens, bem como na digitalização dos procedimentos administrativos na Croácia e na UE como um todo”, comentou.

Inicialmente, a aplicação estará disponível para download em todos os dispositivos Android, com a versão para iOS prevista para ser lançada até ao final do ano.

“Na primeira fase de testes, o serviço estará disponível em todos os telemóveis Android, enquanto a versão iOS está prevista para o final do ano. Numa primeira fase, os passaportes digitais serão utilizados para a identificação e as viagens a partir do aeroporto de Zagreb”, Certilia, No entanto, à medida que o projeto se desenvolve, o número de postos fronteiriços, bem como os países envolvidos, irá aumentar.

A Croácia é o segundo país da União Europeia a testar documentos de viagem digitais, seguindo os passos da Finlândia, que iniciou os seus testes em agosto, com autoridades a destacarem que a versão digital tornará o processo de viagem significativamente mais simples.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img