Segunda-feira, Julho 15, 2024
Segunda-feira, Julho 15, 2024

SIGA-NOS:

Turismo do Centro vê na Ecopista do Vouga uma oportunidade para ligar a região através de anel de ecopistas

-PUB-spot_img

Raul Almeida, presidente do Turismo Centro de Portugal, lançou esta sexta-feira um desafio aos autarcas da região durante a inauguração da Ecopista do Vouga, em Viseu. O desafio propõe a criação de um anel de ecopistas para conectar os territórios através de uma rede regional.

“Deixo o desafio de criarmos um grande anel de Ecopistas, que ligue as Ecopistas do Dão, do Vouga, do Mondego e a EuroVelo – Rota da Costa Atlântica. Dessa forma, ficaria fechado um anel completo, que atrairia ainda mais pessoas aos territórios da região Centro de Portugal. A Turismo Centro de Portugal esta cá para vos ajudar a estruturar este produto”, destacou Raul Almeida.

Na mesma intervenção, Raul Almeida elogiou a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões por alinhar a Ecopista do Vouga com as estratégias de promoção turística a nível regional e nacional. “Quero dar os parabéns aos autarcas e à CIM Viseu Dão Lafões por este projeto. Este está alinhado com a estratégia do Turismo Centro de Portugal e do Turismo de Portugal, que coloca o Turismo de Natureza como um dos maiores ativos estratégicos da região e do país. A Ecopista do Vouga cumpre também outros objetivos, como a possibilidade de desenvolvermos outros produtos relacionados, casos da gastronomia e do termalismo, e atenua os efeitos da interioridade, ao trazer mais os turistas para territórios de baixa densidade”, frisou Raul Almeida.

A inauguração da Ecopista do Vouga contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Esta infraestrutura, com um comprimento total de 65 quilómetros, interliga-se com a Ecopista do Dão, possibilitando percorrer 114 quilómetros a pé ou de bicicleta de forma contínua na região Viseu Dão Lafões, tornando-se a maior ecopista contínua do país.

A cerimónia de inauguração também contou com a participação de Fernando Ruas, Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões; Luís Filipe, em representação da CCDR-Centro; e dos autarcas dos restantes municípios que integram a rota da Ecopista do Vouga: Rui Ladeira (Vouzela), Vítor Figueiredo (São Pedro do Sul) e João Valério (Oliveira de Frades).

Este projeto resultou de uma parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões e os municípios de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, com um investimento total de 4,1 milhões de euros, incluindo um apoio de 2 milhões de euros do Turismo de Portugal, sendo o restante financiado pelos municípios.

A ligação à Ecopista do Dão, que atravessa os municípios de Tondela e Santa Comba Dão, ocorre em Viseu. As Ecopistas do Vouga e do Dão percorrem, juntas, seis municípios da CIM Viseu Dão Lafões: Oliveira de Frades, Vouzela, São Pedro do Sul, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img