Os hotéis independentes em Portugal registaram um aumento nas taxas de ocupação durante o fim-de-semana de Carnaval, alcançando os 59% no dia 18 de fevereiro. Isto de acordo com a empresa de software de gestão hoteleira, RoomRaccoon, que monitorizou mais de 3000 quartos em hotéis boutique, B&B e guesthouses em todo o país.
Os hotéis independentes em Portugal também verificaram um aumento do RevPAR (Receita por quarto disponível), com uma média de 44€ durante o período de Carnaval, 16% mais alto do que no mesmo período em 2022

O aumento do RevPAR durante este período de 5 dias está diretamente relacionado com um aumento de 16% na tarifa média diária (ADR) em 2023 em comparação com o Carnaval de 2022.
Sobre estes dados, Maria Gouveia, Country Manager da RoomRaccoon, afirma: “Os alojamentos em Portugal irão sentir-se encorajados com estes últimos números, que destacam o quanto o país está a recuperar após a pandemia. No entanto, os hoteleiros devem evitar acomodar-se. O aumento da tarifa média diária pode indicar a necessidade de compensar a inflação e o aumento dos custos operacionais em 2023.”
Maria Gouveia recomenda que os hotéis “intensifiquem estratégias de receita complementares em 2023 para evitar que o aumento dos custos de funcionamento limite a sua rentabilidade”. “Ao usar a tecnologia certa, os hotéis podem facilmente aumentar os seus lucros ao fazer upsell automático das suas comodidades e serviços extra antes de os hóspedes chegarem à sua propriedade. De acordo com os nossos dados, os clientes que fazem upsell automático aumentam o seu RevPAR em 15%, em média”, conclui.






