O número de portugueses que visitaram o Dubai no ano passado registou um aumento de 18% , revelou Mohammad Jassim Fathi, manager de operações internacionais para Portugal, Espanha e Américas do Departamento de Economia e Turismo do Dubai.
Num encontro com jornalistas, à margem do Dubai Networking Event 2025, um evento dirigido aos agentes de viagem portugueses, que decorreu esta segunda-feira, dia 27, Mohammad Jassim Fathi expressou a sua satisfação com os resultados, destacando Portugal como “um dos principais mercados emissores da Europa e do mundo” para o Dubai.
“Portugal é definitivamente um dos mercados mais importantes para nós na Europa e no mundo”, afirmou. O responsável explicou que o crescimento de 18% que o mercado português registou em 2024 é resultado de um trabalho contínuo e de investimentos a longo prazo. “Temos sido muito ativos e investido no mercado há vários anos. Estamos ansiosos para continuar com esse crescimento e investir mais e mais para atrair mais turistas”, comentou Mohammad Jassim Fathi , destacando que sente haver “um grande apetite por parte dos viajantes portugueses para visitar o Dubai e explorar o Oriente e a Ásia”.
O responsável pelo Departamento de Turismo de Dubai sublinhou que, do ponto de vista dos viajantes portugueses, a cidade tem algo a oferecer a todos. “O Dubai tem muito para oferecer, e os portugueses viajam por muitas razões. A primeira é porque gostam de um destino de praia, e Dubai é um destino de praia. Depois, gostam de aprender sobre cultura, e o Dubai tem muito a oferecer nesse campo. E isso é algo que os portugueses e as pessoas deste lado do mundo realmente valorizam”, afirmou Mohammad Jassim Fathi.
Além disso, o Dubai destaca-se pela sua “arquitetura impressionante” e pela diversidade de nacionalidades, algo que também atrai muitos turistas portugueses. “O Dubai é uma cidade com uma arquitetura impressionante, e as pessoas gostam de estar num lugar com muita diversidade, o que é algo que os portugueses estão muito acostumados a vivenciar”, explicou.
Mohammad Jassi Fathi abordou também a evolução do turismo português no Dubai, apontando que a cidade tem-se afirmado cada vez mais como destino final. “O Dubai costumava ser um destino de paragem para quem viajaria para o Oriente, como Indonésia, Bali, Tailândia, mas nos últimos anos temos notado que o Dubai tem-se tornado mais um destino final para os turistas portugueses”, comentou. A estada média dos portugueses no Dubai tem vindo a aumentar, situando-se atualmente em cerca de quatro noites. Fathi explicou que muitos turistas que inicialmente visitavam o Dubai apenas como uma escala para outros destinos, como parte de uma viagem para o Sudeste Asiático, acabam por voltar mais tarde, muitas vezes para uma estadia mais longa, com a família. “As pessoas que vieram para uma estadia curta, de uma ou duas noites, já viram o que o destino tem para oferecer e decidiram voltar, seja sozinhos ou com a família. Então, é um pouco de tudo, mas estamos muito felizes com o progresso que vimos até agora”, disse Mohammad Jassi Fathi.
O perfil dos turistas portugueses
Questionado sobre o tipo de turistas portugueses que viajam para o Dubai, Fathi explicou que o destino atrai diversos perfis. “Recebemos um pouco de tudo. O Dubai tem algo para todos os tipos de pessoas. Historicamente, era um destino mais familiar, mas também é um excelente destino para casais. Temos ofertas para casais que querem passar dois dias ou até mesmo a lua de mel no Dubai”, afirmou. O responsável destacou ainda que o Dubai tornou-se um destino popular entre os turistas seniores, um segmento importante que tem vindo a crescer.
O Departamento de Turismo de Dubai tem investido numa série de atividades para continuar a promover o destino em Portugal. “Uma das nossas atividades principais em Portugal é a realização de ações com alguns parceiros, além de participarmos em roadshows organizados pelos principais operadores turísticos ou grandes grupos”, explicou Mohammad Jassi Fathi. Esses roadshows acontecem ao longo do ano, não apenas em Lisboa, mas também em várias outras cidades portuguesas. O responsável referiu ainda que o Dubai Networking Event 2025 é uma das formas de reforçar a presença do destino em Portugal, permitindo aos operadores turísticos locais conhecerem melhor a oferta do Dubai e criando oportunidades de negócios. “Este evento é tanto uma oportunidade de networking quanto de negócios, para que possamos continuar a promover o destino e incentivar as vendas”, afirmou.
Expectativas para o mercado português em 2025
Em relação às expectativas para o mercado português em 2025, Mohammad Jassi Fathi revelou-se otimista. “Como mencionei, tivemos um crescimento de 18% e gostaríamos de continuar a ver esse crescimento, não apenas no mercado português, mas em todos os mercados emissores”, afirmou, destacando que o trabalho feito pela equipa do Dubai e pelos parceiros em Portugal tem colocado o destino numa boa posição para continuar esse crescimento, especialmente após os desafios impostos pela pandemia. “Julgo que o trabalho da nossa equipa no Dubai e em Portugal, bem como o trabalho de todos os nossos colegas ao redor do mundo, colocou-nos numa boa posição para continuar esse crescimento”, explicou.
Novas atrações em 2025
O Dubai prepara-se para novas atrações em 2025, com destaque para a “House of Hype”, uma experiência imersiva que será inaugurada em breve, e a Marsa Al Arab, uma nova propriedade do grupo Jumeirah, com inauguração marcada para 14 de março. “Temos a House of Hype, que é uma das principais atrações, e que será inaugurada em algumas semanas. É uma experiência imersiva que os visitantes poderão vivenciar”, revelou Fathi. O responsável também mencionou que o Dubai está a preparar eventos especiais para o mês do Ramadão, que ocorrerá em março.
Fathi ressaltou o papel importante que os agentes de viagens e operadores turísticos desempenham no sucesso do mercado português. “Todos desempenham um papel importante para que isso aconteça. Desde o nosso lado, preparando o destino, até o lado dos agentes de viagens, que recebem as informações para criar os pacotes certos para os turistas”, afirmou. O responsável mencionou que os agentes de viagens em Portugal são fundamentais para garantir que a informação correta sobre o Dubai chegue aos consumidores finais.