Domingo, Maio 26, 2024
Domingo, Maio 26, 2024

SIGA-NOS:

Emirates opera voo de demonstração com combustível de aviação 100% sustentável

A Emirates realizou o seu primeiro voo de demonstração num Boeing 777-300ER, com um dos seus motores abastecido com combustível de aviação 100% sustentável (SAF). O voo descolou do Aeroporto Internacional do Dubai (DXB), comandado pelos capitães Fali Vajifdar e Khalid Nasser Akram, que sobrevoaram a linha costeira do Dubai durante mais de uma hora.

Segundo comunicado de imprensa, o voo de demonstração abastecido por SAF tem “um significado particular”, uma vez que os Emirados Árabes Unidos (EAU) declaram que 2023 era o “Ano da Sustentabilidade”. Assim, mostraram este ano o compromisso do país “em procurar soluções inovadoras para desafios que afetam a atualidade, tais como a energia, as alterações climáticas e outras questões relacionadas com a sustentabilidade”.

O voo de demonstração da Emirates, o primeiro no Médio Oriente e Norte de África a ser abastecido a 100% por SAF, “tem o intuito de reduzir as emissões de CO2 durante o ciclo de vida, uma vez que a indústria tem vindo a procurar aumentar a sua utilização de SAF. Os voos também ajudarão a aperfeiçoar futuras demonstrações de SAF, e também apoiarão a certificação futura, onde o combustível SAF 100% drop-in é aprovado para aviões”, refere o comunicado. Atualmente, o SAF é aprovado para utilização em todos os aviões, mas apenas em misturas de até 50% com combustível de aviação convencional.

A Emirates trabalha lado a lado de parceiros como GE Aerospace, Boeing, Honeywell, Neste e Virent, com o intuito de encontrar e desenvolver uma mistura de SAF que consiga replicar fielmente as propriedades do combustível de aviação convencional, de acordo com a nota de imprensa.

Dezoito toneladas de SAF foram misturadas, compostas de HEFA-SPK, fornecidas pela Neste, e HDO-SAK da Virent. O combustível de aviação 100% sustentável (SAF) abasteceu um motor GE90, com o combustível convencional a abastecer o outro motor.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img