Espanha registará um novo recorde de turistas estrangeiros este ano, alcançando um total de 98 milhões de visitantes face aos 94 milhões registados em 2024, de acordo com a Andersen Consulting, que prevê que estes viajantes deixem cerca de 135.800 milhões de euros no país.
Segundo o Barómetro de Turismo da Andersen Consulting, estes dados confirmam a força da “marca Espanha” a nível internacional, conforme noticiou o Hosteltur. “Ao mesmo tempo, reconhece que Espanha beneficia de algumas externalidades, como a continuidade dos conflitos, que levam muitos viajantes a passar férias neste país do que em outros locais”, lê-se no relatório.
Ángel García Butragueño, diretor de turismo da Andersen Consulting, salienta que estas previsões “vão depender muito da situação geopolítica mundial, que apresenta nuvens negras no horizonte, com uma possível recessão anunciada pelos economistas face ao conflito tarifário, mas onde é muito possível que Espanha volte a aumentar os seus números de turismo estrangeiro”.
As estimativas da Andersen Consulting apontam para um aumento dos gastos em 7,5% em relação aos valores de 2024, que tinham registado um aumento de 16,1%.
Estes valores são justificados por um maior poder de compra do viajante após a descida das taxas de juro e uma elevada procura que permite às empresas aumentar os seus preços. No entanto, espera-se uma contenção de tarifas, após os aumentos registados nos últimos anos.