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Estratégias de Marketing para Restaurantes: Melhores Práticas ou Geolocalizadas

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O marketing local não é apenas uma opção a considerar quando se fala em estratégia de marketing de um restaurante. Na gestão de restaurantes é uma peça fundamental para o sucesso. Resumindo: aumenta a visibilidade do restaurante e constrói relacionamentos duradouros com os clientes locais, com ganhos em relevância e fidelidade para a marca. 

Porque é que o marketing local é essencial para o sucesso de um restaurante

Por mais voltas que se dê, o marketing é essencial para a gestão de restaurantes. É por isso que há empresas, como a DIG-IN, que além de ser uma plataforma de reservas, é também dedicada a este segmento, com know-how, experiência e um histórico de sucesso comprovado.

Como sabemos, um restaurante depende de clientes que estão fisicamente próximos. Ao conseguir objetivar uma ligação entre o restaurante e a comunidade local e cativar o público-alvo, de forma envolvente e permanente, o marketing local cumpre o seu papel principal.

O marketing local permite focar no público-alvo certo, que são os clientes que vivem e trabalham perto do restaurante. Ao conhecer esse target, é possível elaborar estratégias para as campanhas de forma sustentada, alinhando as táticas de marketing com os gostos e hábitos da comunidade local, criando um vínculo entre esta e a marca, vínculo esse que pode ser reforçado com a participação em eventos locais, colaborações com outros negócios locais ou com dias dedicados a determinada culinária (local). O marketing local pode também ter um papel no posicionamento de restaurantes nos lugares de destaque da paisagem digital e aumentar a sua visibilidade, por exemplo, respondendo a determinados termos procurados no Google — como “restaurantes perto de mim”.

A interação gestão de restaurantes / marketing local usa as redes sociais de várias formas. A geolocalização dos conteúdos é fundamental, tal como a segmentação de campanhas para quem está próximo do local. Se o foco nos clientes locais estiver bem definido, o mais certo é que o investimento em marketing tenha retorno. O Retorno Sobre o Investimento (ROI) é fundamental em todos os negócios e na gestão de restaurantes não é exceção.

Estratégias de marketing local para atrair mais clientes

Como é que se pode aplicar o marketing local na gestão de restaurantes? Em primeiro lugar, usando a DIG-IN que, além de consultoria especializada, tem uma plataforma que possibilita desenvolver uma página sobre determinado restaurante com tudo o que é preciso saber: localização, especialidades, preços médios, reviews e uma série de informação relevante (por exemplo, se aceita reservas, se tem estrutura para receber clientes com mobilidade reduzida e opções vegetarianas).

Além disso, podem usar-se opções como Google My Business, aplicar técnicas de SEO local, ter presença em outros diretórios como o TripAdvisor, investir em gestão de redes sociais (geolocalizando sempre os conteúdos) e participar em grupos de redes sociais locais, bem como colaborar com outros negócios, marcas ou influencers locais. Criar um cartão de fidelidade é também uma boa estratégia para cativar clientes locais, tal como fazer ofertas exclusivas aos moradores ou parcerias com empresas sedeadas na zona. No plano digital, as plataformas como o Google Ads ou Facebook Ads podem dar um contributo importante na segmentação para atingir o público-alvo. Assim, é necessário ter uma forte presença digital, envolvimento ativo presencial e parcerias locais.

Como medir o impacto do marketing local no seu restaurante

O impacto do marketing local na gestão de restaurantes deve ser medido de forma muito precisa, com recurso a várias estratégias e fontes de dados. A monitorização das visitas ao restaurante, através da comparação entre o número de clientes antes e depois da campanha de marketing é um recurso básico. Também o número de reviews e feedback dos clientes deve ser verificado, através das ferramentas disponíveis nas mais diversas plataformas: DIG-IN, TripAdvisor e Google My Business.

Podem também ser desenvolvidos inquéritos de satisfação, de forma online ou presencial, procurando saber, nesses inquéritos, como é que os clientes tomaram conhecimento do restaurante. As campanhas nas redes sociais devem também ser monitorizadas ao nível de alcance e envolvimento ativo: após determinada ação de marketing, verifique o número de likes, comentários, partilhas e mensagens. Mais uma vez, a geolocalização desempenha um papel fundamental, devendo-se aferir a geo-targetting que está a ser feita pelos clientes. No Google My Business pode verificar, além do número de visualizações do perfil, os cliques nos botões CTA (call to action): ligar, direções ou site. Por último, deve acompanhar o tráfego no seu site, comparar as receitas pré e pós-campanha e analisar o ROI pré e pós-campanha.

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