“É fundamental combater o excesso de turismo, uma vez que 61% dos viajantes evitaram destinos devido a este fenómeno no ano passado”. Para tal, os destinos devem utilizar uma abordagem holística e baseada em dados para equilibrar os recursos locais, o bem-estar da comunidade e o crescimento do turismo. Esta é uma das conclusões livro “A Roadmap to Move Destinations Away from Overtourism”, desenvolvido pela Mabrian, uma empresa global de informações sobre viagens, em colaboração com a Phocuswright.
Lançado antes do evento Phocuswright Europe em Barcelona, este livro tem como objetivo incluir o excesso de turismo em discussões mais amplas sobre a gestão sustentável dos destinos. O livro destaca a necessidade de uma “análise e planeamento inovadores, utilizando indicadores-chave de desempenho integral e ferramentas baseadas em dados”.
Uma das ideias centrais evidenciadas no livro é que a “distribuição dos gastos turísticos não só funciona como um indicador financeiro, mas também como um impulsionador para o desenvolvimento equitativo das comunidades locais”. Um estudo recente realizado pelo Cabildo e Turismo de Lanzarote durante o festival Saborea Lanzarote de 2023 exemplifica a importância desta abordagem. O acompanhamento detalhado dos gastos revelou um aumento consistente nos ingressos em restaurantes e outras experiências gastronómicas, alcançando 37% do total médio de gastos turísticos na ilha. Em última análise, trata-se de capitalizar as preferências dos viajantes, uma vez que a investigação da Phocuswright indica que entre metade e dois terços dos viajantes querem que as suas despesas apoiem as comunidades que visitam.
Além disso, o livro salienta que a redução das emissões de CO2 é crucial para minimizar o impacto ambiental das viagens, especialmente porque o transporte aéreo é responsável por 55% da pegada de carbono do setor do turismo, segundo o relatório da Travel Foundation. “A análise das emissões de CO2 ao longo do tempo, por mercado de origem e por visitante, bem como o rácio entre as despesas dos viajantes e as emissões geradas, pode ajudar os destinos a orientarem-se para segmentos com melhores rácios de despesas/emissões”. Por exemplo, a Tourspain aplicou estas estratégias e, até 2023, conseguiu uma redução de 4,9% na pegada de carbono por visitante em Espanha e um aumento de 5,1% no rendimento do turismo por viajante.
“A densidade e a pressão humana são normalmente associadas ao turismo excessivo e não à sustentabilidade, mas existe uma disparidade na perceção dos viajantes”, destaca ainda o livro. De acordo com os dados da Phocuswright, enquanto 43-61% dos viajantes evitaram destinos no ano passado devido a preocupações com a sustentabilidade, apenas 13-21% consideram sustentável visitar destinos menos concorridos. “Compreender o agrupamento de alojamentos e atracções é crucial tanto para o conforto dos viajantes como para o bem-estar da comunidade”, defende a análise. O estudo da Mabrian & Phocuswright cita o caso da DMO da região de Tamarindo, na Costa Rica, que utilizou a inteligência de dados para mapear a densidade de alojamento, o que resultou numa diminuição de 16% em cinco anos e em melhorias significativas nos índices de satisfação dos hotéis e dos destinos.
Adicionalmente, a pesquisa salienta que uma abordagem sustentável eficaz ao turismo excessivo implica alinhar a elaboração de políticas com o seu impacto tanto nos habitantes locais como nos visitantes, para atenuar o que a Phocuswright designa por “dissonância da sustentabilidade”, o fosso entre a intenção de viajar de forma sustentável e as escolhas efetivas dos viajantes. O estudo indica que as mensagens direcionadas e as estratégias de envolvimento desempenham um papel central na formação das percepções da sustentabilidade do turismo, como demonstrado pela campanha “Smart Streets” de Sevilha, implementada pela Câmara Municipal de Sevilha. Esta iniciativa destacou as realizações sustentáveis da cidade, melhorando a experiência tanto para os habitantes locais como para os visitantes. Consequentemente, Sevilha registou um aumento anual de 6 pontos no seu Índice de Perceção da Sustentabilidade, atingindo 70 em 100, mais de 7 pontos acima da média nacional de Espanha.
Como explica Madeline List, analista sénior da Phocuswright: “Uma estratégia sustentável bem-sucedida e consistente envolve a formulação de boas práticas, mas a sua operacionalização de forma expedita.” A implementação de medidas eficazes contra o overtourism implica “uma abordagem transparente, honesta e centrada nos dados do impacto do turismo nos destinos, com base num modelo holístico capaz de criar um equilíbrio duradouro que beneficie as empresas, os habitantes locais e os visitantes, preservando simultaneamente o ambiente”, segundo Carlos Cendra, Partner & Chief Marketing and Communications Officer da Mabria