Os Estados Unidos suspenderam no passado domingo, dia 12, a exigência que obrigava os passageiros aéreos que chegavam de um país estrangeiro a apresentar um teste negativo à covid-19.
A regra, implementada pelo governo Trump no início de 2021 e posteriormente reforçada pelo governo Biden, exigia, mais recentemente, que os viajantes, incluindo cidadãos dos EUA, mostrassem prova de um teste negativo à Covid-19 um dia antes de embarcar em voos com destino aos EUA. Os viajantes que entrassem nos EUA por fronteira terrestre estavam isentos.
As companhias aéreas e outras empresas do setor de viagens pressionaram repetidamente o governo a abandonar a exigência, argumentando que prejudicava a procura por viagens internacionais.
A companhia American Airlines comentou a suspensão da seguinte forma: “Estamos satisfeitos que o governo suspendeu o requisito de teste covid-19 antes da partida para entrada nos EUA. Agradecemos ao presidente Biden e a todos que defenderam este importante passo à frente para a recuperação contínua do setor de viagens e turismo. Com a ampla disponibilidade de opções de tratamento e vacinas eficazes, acreditamos que este é o momento certo para essa decisão.
“Estamos ansiosos para ver mais clientes a retomarem as viagens internacionais e continuaremos a criar um ambiente acolhedor para aqueles que optarem por usar uma máscara facial durante suas viagens.”