O governo dos Estados Unidos revelou na passada segunda-feira, 26 de outubro, mais detalhes sobre a remoção da proibição de entrada de viajantes vacinados de 33 países do mundo, incluindo 26 países do Espaço Schengen, Irlanda e Reino Unido, a partir de 8 de novembro.
A Casa Branca confirmou que os viajantes internacionais continuarão a ser obrigadas a apresentar um teste Covid-19 negativo feito dentro de 72 horas antes da partida.
Para que os viajantes da União Europeia e do Reino Unido possam voar para os EUA, deverão apresentar um comprovativo de vacinação à companhia aérea antes de embarcar no avião.
Caberá à companhia aérea confirmar se o comprovativo de vacinação é do viajante e determinar se o documento foi emitido por uma instituição oficial do país onde foi administrada a vacinaa
A companhia aérea também terá que determinar se o certificado de vacinação atende às condições estabelecidas pelo CDC, incluindo o tipo de vacina aceite, o número de doses, datas, etc.
“A administração Biden trabalhará em estreita colaboração com as companhias aéreas para garantir que esses novos requisitos sejam implementados com sucesso ”, disse a Casa Branca.
Poucas categorias de viajantes estão isentos da exigência de vacinação. Apenas os menores de 18 anos estarão isentos de apresentar um comprovativo de vacinação, assim como determinados participantes dos ensaios clínicos da vacina COVID-19; viajantes com contra-indicações médicas às vacinas; viajantes que chegam aos EUA por motivos de emergência ou humanitários; e viajantes de países com baixa disponibilidade de vacinas (conforme determinado pelo CDC), que viajam com vistos de não turismo.
Ainda assim, as crianças de dois a 17 anos são obrigadas a fazer um teste três dias antes da partida quando viajam com um adulto vacinado e um dia antes da partida quando viajam com um adulto não vacinado.
Os viajantes não vacinados que são elegíveis para entrar no território dos EUA a partir de 8 de novembro deverão apresentar prova de resultados negativos do teste COVID-19 obtido um dia antes da viagem
Cidadãos americanos não vacinados e residentes permanentes legais também estão sujeitos aos mesmos requisitos. Por outro lado, os americanos totalmente vacinados terão que apresentar o resultado de um teste feito nos últimos três dias antes de chegar aos Estados Unidos. O mesmo requisito se aplica a viajantes internacionais totalmente vacinados.