O Penha Longa Resort tem um novo proprietário. A unidade hoteleira foi adquirida por uma joint venture entre a L Catterton — veículo de investimento apoiado pelo grupo dono da Louis Vuitton — e a Cedar Capital Partners.
A operação insere-se no lançamento de uma nova plataforma estratégica dedicada ao setor da hotelaria de luxo na Europa e na América do Norte, com o objetivo de adquirir, transformar e reposicionar ativos emblemáticos.
Localizado no Parque Natural de Sintra-Cascais, o Penha Longa Resort conta com 204 quartos e é descrito pela nova parceria como “um icónico resort de luxo”. A propriedade integra um empreendimento Ritz-Carlton e dispõe de um conjunto alargado de infraestruturas, incluindo dois campos de golfe, restaurantes com estrelas Michelin, spa e clube de campo.
A aquisição do ativo em Portugal surge em simultâneo com a compra do Garden Beach Hotel, na Riviera Francesa, marcando o arranque da estratégia da joint venture, que prevê a constituição de um portefólio de 10 a 15 hotéis de luxo.
Em comunicado, Mathieu Le Bozec, fundador da L Catterton Real Estate, refere que a parceria pretende “capitalizar o forte crescimento do turismo de luxo global” e criar valor através do reposicionamento de ativos em destinos altamente procurados.
Também Ramsey Mankarious, CEO da Cedar Capital Partners, destaca que a nova plataforma permitirá “explorar todo o potencial de propriedades únicas e oferecer experiências excecionais aos hóspedes”.
A L Catterton gere cerca de 40 mil milhões de dólares em capital próprio, distribuídos por plataformas de private equity, crédito e imobiliário, investindo em negócios de consumo com forte posicionamento. A sua área de imobiliário, L Catterton Real Estate, foca-se no desenvolvimento e reposicionamento de ativos emblemáticos em destinos premium, combinando investimento com uma estratégia de valorização a longo prazo. Entre os projetos de referência destacam-se o Ginza SIX, em Tóquio, e o Miami Design District, nos Estados Unidos.
Já a Cedar Capital Partners, fundada em 2004, é especializada no investimento em hotéis de luxo e lifestyle, tendo investido mais de 5 mil milhões de dólares a nível global. A empresa reúne experiência em áreas como aquisições, desenvolvimento e operação hoteleira, atuando em vários mercados internacionais.
O Penha Longa Resort tinha sido adquirido em 2018 pelos grupos Carlyle Group e Marriott International, reforçando agora a tendência de investimento internacional no segmento de luxo em Portugal.



