Criada por Fátima Moura e Teresa Santos, a Genial Picnic é um projecto de piqueniques locais e sustentáveis, cuja finalidade, dizem as fundadoras, “é transformar um piquenique numa mostra da gastronomia local, diferente para cada concelho e para cada região”.
Fátima Moura, gastrónoma, escritora e investigadora da história da alimentação, com vários livros escritos nesta área, juntou-se, durante a pandemia, a Teresa Santos, ex secretária geral da APTECE que já há muitos anos trabalha na promoção da gastronomia como ativo qualificador para o destino Portugal. Juntas criaram este projeto inovador, que arrancou no Alto Alentejo, mas que ambiciona cobrir todo o mapa de Portugal sob a forma de piqueniques que representem de forma saborosa a gastronomia regional.
A Genial Picnic é a primeira marca do mercado só para vender piqueniques locais, tendo surgido da “nova tendência de imersão na natureza e a preocupação com a sua sustentabilidade, e o consumo de produtos locais”.
“Quisemos aproveitar a mudança e empreendemos com o lançamento de uma nova marca. Surgiu em pleno confinamento, com o objetivo de permitir a partilha de uma refeição ao ar livre e com a possibilidade de algum distanciamento social”, revelam as fundadoras do projeto.

Está incluido em cada piquenique um prato típico da região escolhida para a sua realização, transformado num petisco frio para comer à mão. Fátima Moura e Teresa Santos explicam: “Pegamos, por exemplo, nas típicas migas de espargos do Alto Alentejo, e damos-lhe a forma de pão. Este, mantendo todo o sabor característico das migas, é servido à laia de sanduíche recheada com a carne de porco que costuma servir de seu acompanhamento, em versão desfiada. Para enriquecer o piquenique, servimos os enchidos e queijos de pequenos produtores locais, empadas e pastéis da região, e outras especialidades, como a doçaria típica”.
Para transportar este farto piquenique, quiseram fugir do banal cesto e oferecendo-o, então, numa mochila em papel Kraft reutilizável. “Como queremos manter intacto todo o nosso património natural e ambiental, fazemos a nossa parte e só usamos produtos ecológicos nas nossas embalagens, aconselhando aos utilizadores que os reciclem”, acrescentam as fundadoras.

A Genial Picnic seleciona criteriosamente os restaurantes que escolhe para serem parceiros na confeção e distribuição dos seus piqueniques. “Um por concelho, escolhido sempre com o principal critério da qualidade dos produtos”, afirmam Fátima Moura e Teresa Santos.
A encomenda do piquenique (sempre para duas pessoas) é feita através de reserva na plataforma da marca, com um mínimo de 48 horas de antecedência. O pick up do piquenique é feito no restaurante parceiro, na data e hora agendada na reserva.
A Genial Picnic também realiza eventos empresariais e sociais com piqueniques, nomeadamente festas de aniversário, batizados e casamentos.