Quinta-feira, Dezembro 8, 2022
Quinta-feira, Dezembro 8, 2022

SIGA-NOS:

Grupo Iberostar vai poupar 1.600 toneladas de alimentos com a utilização de inteligência artificial

O grupo Iberostar anunciou a implementação de inteligência artificial para reduzir o desperdício alimentar nos seus mais de 100 hotéis, com o objetivo de tornar-se “desperdício zero”. Durante o primeiro ano do projeto, o grupo planeia salvar do desperdício 5 milhões de refeições, mais de 1.600 toneladas de alimentos e deixará de emitir aproximadamente 8.000 toneladas de CO2. A poupança económica excederá os 7,2 milhões de euros, avança o Hosteltur.

O compromisso da empresa baseia-se na inovação tecnológica do Winnow – um sistema que utiliza inteligência artificial para ajudar a monitorizar os alimentos que não são consumidos através do registo do seu peso e categorização – que, no ano passado, foi instalado em cinco hotéis Iberostar, poupando até à data 618.000 refeições por ano, o equivalente a 1.065 toneladas de CO2 por ano. Na sequência dos resultados do programa piloto, este mês foi alargado a todos os hotéis.

Como funciona a inteligência artificial no grupo Iberostar

Os colaboradores que trabalham nas cozinhas dos hotéis Iberostar, que implementaram o sistema Winnow, utilizam um tablet para identificar os alimentos descartados, enquanto que uma câmara, capaz de capturar até 600 artigos alimentares diferentes, identifica a categoria de cada artigo desperdiçado. Uma balança mede o peso e envia uma mensagem ao cozinheiro, indicando o custo, peso e quantidade da comida desperdiçada. Todos estes dados são carregados na ‘cloud’, onde os resíduos alimentares de cada dia são registados e analisados, permitindo que as cozinhas melhorem os seus processos de produção.

Os sistemas Winnow implementados nas cozinhas da Iberostar reconhecem exatamente o que está a ser deitado fora, o que está a ser salvo e como as decisões mais inteligentes podem ser tomadas com base em dados reais e diários.

Resultados esperados

Com esta implementação, o objetivo da Iberostar é reduzir os resíduos alimentares em 50% no primeiro ano. Só na Europa, o grupo irá poupar até 1,3 milhões de refeições, 521 toneladas de alimentos e 2.241 toneladas de CO2; e na América cerca de 3 milhões de refeições, 1.118 toneladas de alimentos e 5.110 toneladas de CO2 por ano.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img