Terça-feira, Novembro 11, 2025
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HighSun DMC: “Estamos em negociações para repetir a operação com a Croácia em 2024”

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A HighSun DMC, fundada em 2015, tem-se destacado pela sua abordagem focada em experiências autênticas e personalizadas para os seus clientes. Em 2023, a empresa retomou com sucesso as suas operações de outgoing para a Croácia, após terem sido interrompidas devido à pandemia. Atualmente, a HighSun está em negociações para repetir essa operação este ano e explorar possíveis novos destinos, revelou o diretor-geral, Paulo Barroso da Luz, numa entrevista ao Tnews.

Paulo Barroso da Luz explica que a ideia de fundar a HighSun, em 2015, surgiu da observação do mercado de incoming em Portugal, identificando uma lacuna no segmento do turismo experiencial. “Entendemos que havia um espaço ainda pouco ocupado, que desse mais atenção ao turismo experiencial e decidimos ir ao encontro das necessidades dos clientes internacionais”, explica.

“O mercado de turismo em Portugal está em franca expansão, nos diferentes produtos. E acreditamos muito que o desenvolvimento futuro se fará mais fora do sol e mar, já consolidado, com novos produtos que permitam ao visitante experimentar e viver emoções autênticas, nos mais diversos nichos, partindo à descoberta das nossas hidden jewels”, acrescenta.

Após um período desafiador durante a pandemia, “com o espaço aéreo fechado, o mercado de incoming parado e todos os custos fixos a ser pagos mensalmente”, a empresa alcançou um regresso aos níveis de atividade pré-covid em 2022 e 2023. “Estamos muito entusiasmados com as boas perspetivas de toda a atividade turística em Portugal para os anos vindouros”, revela Paulo Barroso da Luz.

A HighSun oferece uma programação regular e personalizada para indivíduos (FITs), grupos e eventos corporativos (MICE). “Nesta programação incluímos, em função dos interesses de cada cliente, componentes culturais, gastronómicas e vínicas, de natureza, religiosas, de sol e praia, de aventura e de cruzeiros”, explica o diretor-geral.

O responsável destaca que a DMC oferece aos seus clientes “uma gama bastante alargada de experiências em Portugal e Espanha (incluindo ilhas), porque acreditamos que a diferença está nas pessoas e nos momentos que proporcionamos aos nossos clientes. Temos o gosto de trabalhar com parceiros selecionados em função da sua qualidade e interação humana, criando momentos memoráveis”.

Quanto à diferenciação da HighSun num mercado competitivo, Paulo Barroso da Luz enfatiza o foco no turismo experiencial e na seleção criteriosa de parceiros, sublinhando que “no turismo, as pessoas fazem a diferença.”

Relançamento de operações charter de outgoing

Um destaque de 2023 foi o relançamento das operações charter de outgoing para a Croácia. Em colaboração com a Embaixada da República da Croácia em Portugal, a HighSun lançou um pacote turístico especial para o Réveillon em Dubrovnik, realizado de 29 de dezembro a 2 de janeiro. “A experiência foi excelente. Foi o reinício de uma operação que foi interrompida devido à covid-19 e teve uma excelente aceitação já no primeiro ano. Dubrovnik é um destino fantástico e as visitas a Mostar e Kotor também foram muito apreciadas”, revela.

Paulo Barroso da Luz avança que a HighSun está em negociações para repetir a operação este ano e possivelmente expandir para outros destinos, “mas ainda estamos em conversações para determinar quais serão os novos produtos a lançar”.

“Também os grupos de incoming correram muito bem, com um feedback dos visitantes de grande satisfação. Por tudo isto, estamos muito animados para a operação no futuro”, salientou.

Questionado sobre como a HighSun aborda a segmentação de mercado ao criar experiências autênticas para grupos pequenos, viajantes independentes e eventos corporativos (MICE), o diretor geral, realça a capacidade da empresa de personalizar os seus serviços de acordo com as necessidades de cada cliente. “O facto de trabalharmos muito à medida das necessidades dos nossos clientes leva-nos a ser o parceiro ideal para este tipo de trabalhos, pois é aqui que as competências de design de programas mais de destacam. O trabalho com pequenos grupos e solo travellers (uma das tendências do turismo atual) é diário”.

“Cada vez mais os operadores internacionais se estão a virar para nichos de mercado que começam a significar uma fatia importante. Também nos eventos corporate e incentivos, por um lado a nossa criatividade, e por outro a capacidade de concretização operacional da nossa equipa são fundamentais para afirmar a nossa credibilidade no mercado”, afirma.

Quanto aos objetivos para este ano, Paulo Barroso da Luz partilha que, após terem alcançado e ultrapassado em larga medida os valores de faturação pré-covid, os objetivos para 2024 incluem a consolidação dos principais mercados emissores e o crescimento em alguns novos mercados, como o México, alguns países europeus e o Japão.

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