A LUGGit, startup portuguesa que permite a qualquer turista requisitar um condutor (Keeper) em tempo-real para recolher as suas bagagens onde estiver, guardá-las durante o tempo necessário e entregá-las no sítio e hora escolhidos, anunciou que vai estender as suas operações à cidade de Viena, na Áustria.
Esta é a terceira cidade onde a LUGGit pode ser utilizada, depois de ter sido lançada em Lisboa e no Porto, em 2019. A startup pretende abrir operações em mais três cidades europeias nos próximos dois anos.
“Este passo deve-se única e exclusivamente à qualidade da nossa equipa. Com todas as condicionantes externas inerentes a qualquer negócio turístico nos últimos tempos, fomos capazes de desenvolver produto e estratégia para agora, dar este passo, tão importante. Desde o início que o nosso objetivo é colocar a LUGGit no mundo e o facto de começarmos pela Áustria, permite-nos enfrentar uma realidade bastante diferente da portuguesa e com isso, aprender o máximo possível”, reforça Ricardo Figueiredo, cofundador e CEO da LUGGit.
A expansão para Viena acontece no seguimento de um crescimento significativo e constante no mercado português, explica a empresa. Desde maio, a startup vê “o seu número de clientes aumentar a uma taxa mensal superior a 115% e não é expectável parar”. Facto que a startup atribui ao desenvolvimento de tecnologia levado a cabo durante os meses de menos atividade que permite à LUGGit ser hoje uma solução de fácil integração para as empresas de gestão de alojamento local, hotéis e agências de viagem.
“Durante o tempo de pandemia, e enquanto o fluxo de clientes simplesmente não existiu, focámo-nos em perceber de que forma a nossa plataforma poderia ser integrada na proposta de valor de diversas empresas que lidam com os turistas. Esta mudança, não só nos permite ter um canal de aquisição muito mais sustentável, como ao mesmo tempo, providencia uma experiência muito mais integrada ao hóspede, que no fundo é o que nós e os nossos parceiros, pretendem. O crescimento que temos verificado é a prova disso mesmo.”
Enquanto expande para outras localizações, a startup continua a crescer a base de empresas turísticas que integram a sua solução, contando hoje com mais de 60 empresas de gestão de alojamento local entre Lisboa e Porto, perfazendo mais de 1500 apartamentos. Entre elas, temos a Feels Like Home, Lovely Stay, Whome, Bnbird ou Time Cooler.
Relativamente ao setor hoteleiro e agências de viagem, a startup anunciou recentemente uma parceria com a cadeia Hoti Hoteis e com a agência de viagens Travel Store.
“Qualquer gestor de alojamento local, hotel, ou agência de viagem sabe que em algum momento terá de arranjar uma solução para as bagagens dos seus clientes. O que a nossa plataforma permite é que estas empresas sejam proativas na disponibilização da solução, dando aos clientes a autonomia para reservarem o serviço da LUGGit no momento da reserva. Se pensarmos em todas as decisões que acabamos por tomar por causa da bagagem, desde marcar voos com chegada mais tardia (mais caros) até ter de carregar as malas até ao alojamento ou hotel, percebemos que a LUGGit torna de facto, toda a experiência de viagem muito mais confortável e flexível.”
Como funciona?
Para o turistas: Podem utilizar a LUGGit através da sua aplicação móvel disponível em iOS e Android ou através do website da empresa. A interação é simples, tendo apenas de indicar o sítio e hora de recolha e entrega e o número e tipo de malas. Posto isto, os turistas terão acesso a todas as informações do serviço, nomeadamente quem é o condutor e o veículo. Após a recolha, saberão também onde e com quem estão as bagagens durante o tempo em que estas estão ao encargo da LUGGit.
Para gestores de Alojamento local, Hotéis e Agências de Viagem: Qualquer empresa no setor das viagens pode realizar uma parceria com a LUGGit, de forma gratuita. Assim que o fizer, a startup cria um website personalizado para a empresa parceira que deve ser incluído nas comunicações tidas com os hóspedes antes dos momentos críticos do “early check-in” ou “late check-out”. Uma vez tendo acesso ao website personalizado do hotel ou do alojamento local, os turistas podem reservar com o tempo e antecedência que pretenderem.
Keepers: Os Keepers são os condutores responsáveis pela recolha, armazenamento e entrega de bagagem e dispõem de uma plataforma logística para realizar a sua atividade da forma mais eficiente possível, conseguindo por exemplo, realizar e agregar vários pedidos de diferentes clientes na mesma rota, conseguindo com isso, um incremento de eficiência.
Todas as malas recolhidas pela LUGGit ficam a cargo do Keeper, uma pessoa responsável pela bagagem do início ao fim do processo. Mas os cuidados de segurança da LUGGit não ficam por aqui: as malas são cobertas por um Seguro Standard (500€) ou Premium (1200€) e seladas, na presença do cliente, com uma fivela que contém um QR Code cuja leitura permite fazer o tracking da sua mala em tempo real.