Segunda-feira, Junho 17, 2024
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Marca Excelência de Portugal apresenta rebranding e lança novo site

Criada em 2017, a Excelência de Portugal, uma soft brand para hotéis e resorts boutique e de luxo em Portugal, tem desde o passado mês de setembro um novo site e uma nova imagem.

Foi para falar desta e de outras novidades, que conversámos com Susanna Tocca, mentora do projeto, no início de outubro. Tinha acabado de chegar de uma viagem ao mercado escandinavo, onde estivera a promover os hotéis membros da excelência de Portugal, que passaram, nestes cinco anos, de dois membros fundadores, o Palácio Estoril Hotel e o The Yeatman, para 16, de norte a sul de Portugal, incluindo Madeira e Açores.

Com uma tecnologia e um design mais atual, a reformulação do site vai ao encontro do crescimento da marca e da necessidade de melhor interagir com as redes sociais. No website encontra-se informação sobre cada um dos membros bem com os segmentos promovidos pela Excelência de Portugal, ou seja, golfe, enoturismo, destination wedding, eventos corporativos e wellness.

A apresentação de um novo site não é a única novidade da Excelência de Portugal. Em 2022, a marca abriu uma representação em Espanha, como explica Susanna Tocca. “Consideramos que Espanha é um mercado interessante, às vezes não é a primeira escolha para promoção, porque julgamos que os espanhóis vêm de qualquer maneira, e não é bem assim, já pude comprovar que é um mercado que necessita de muitas relações públicas. Encontrei um parceiro em Espanha, na figura do Alfonso Martinez que tem a empresa Be Marketing. Ele representa a Excelência de Portugal no mercado espanhol”.

No âmbito da aposta no mercado espanhol, a soft brand realizou no passado mês de setembro um roadshow, que incluiu almoços com executivos de agências de luxo em Madrid e Barcelona. “Estas agências trabalham tanto com o mercado espanhol com poder de compra, como também são recetivos da América Latina”, explica.

A Excelência de Portugal fez em Espanha o que já tinha feito no mercado brasileiro, onde desde o início abriu uma representação permanente. “Este ano, vamos voltar a promover a Excelência de Portugal no Brasil. É preciso recordar que a Excelência de Portugal abriu como uma representação partilhada para o mercado de luxo brasileiro. Com a pandemia, interrompemos esse trabalho”, conta. Por outro lado, Susanna Tocca explica que a recuperação muito rápida do turismo em 2022 trouxe alguns constrangimentos às equipas que não tiveram tanta disponibilidade para participar em ações no estrangeiro. “Muitos hotéis gostariam de fazer mais ações de promoção, mas não têm recursos nas equipas”.

A Excelência de Portugal está, neste momento, a realizar um roadshow de uma semana no Brasil, mais concretamente nas cidades São Paulo e Rio de Janeiro, e tenciona trazer a Portugal, no mês de novembro, 10 agentes de viagens do segmento de luxo para uma fam trip. A ideia é que possam visitar os hotéis membros da Excelência de Portugal, através de um programa que tem início em Lisboa, segue para a Serra da Estrela e Porto, terminando no Estoril.

Além de identificar o Brasil e Espanha como mercados prioritários, a soft brand está a trabalhar em mercados como o Reino Unido, Benelux, Escandinávia e mercados de língua alemã, com Susanna Tocca a referir que gostaria de ver nestes mercados uma representação contínua da Excelência de Portugal. “Acredito muito na eficácia da promoção e em ter um parceiro no estrangeiro que é expert nesse mercado”, afirma, revelando que neste momento tem parceiros válidos e “poderia montar uma delegação no Reino Unido e Benelux, ou até no Médio Oriente”.

Sobre o mercado da Escandinávia, de onde tinha acabado de regressar antes da entrevista ao TNews, Susanna Tocca refere que, embora Portugal ainda seja um destino relativamente novo para este mercado, tem notado um grande interesse pelo nosso país, sobretudo pelo Porto e Norte. Susanna viajou para o destino para estabelecer contacto com operadores turísticos e espera no futuro trazer agentes de viagens da Escandinávia para Portugal.

Já a pensar no ano de 2023, a Excelência de Portugal tem alguns projetos em carteira: “Vamos preparar o plano e as ações de marketing, que dependerá também dos desejos e prioridades dos nossos membros, mas com certeza que vamos estar em Espanha e no Brasil, onde temos representações permanentes, noutros mercados vamos trabalhar através de ações pontuais, como a Escandinávia, em que está previsto trazermos agentes para Lisboa e Sul, para promovermos também os nossos parceiros no Algarve. Depois temos o mercado de língua alemã, onde estamos a pensar participar numa feira e vamos também à ILTM, no Brasil”.

Por sua vez, existem também eventos de promoção planeados para Portugal e “que pretendem trazer notoriedade aos membros da Excelência de Portugal”. É o caso dos jantares exclusivos que vão acontecer no início do próximo ano, com o masterchef brasileiro Henrique Fogaça, a propósito do lançamento do livro “Mundo do Sal”, que contém 45 receitas do chef. Alguns hotéis membros da Excelência de Portugal vão receber estes jantares que decorrerão entre fevereiro e março. O chef Henrique Fogaça vai juntar-se a chefs de hotéis portugueses e cozinhar a quatro mãos, numa fusão da cultura gastronómica portuguesa e brasileira. “Queremos por um lado promover os nossos hotéis no estrangeiro, e, por outro, queremos fazer eventos cá dentro que nos permitam também trazer buyers do estrangeiro”, avança. “Para promover e proporcionar negócios aos nossos membros, criei roteiros temáticos para o Mundo do Sal, neste caso dirigidos para o mercado brasileiro, circuitos de uma semana que incluem naturalmente lugares importantes de produção de sal. Isto é ilustrativo da forma como trabalhamos e podemos promover os hotéis. Ou seja, além de apenas vender o hotel, queremos vendê-lo em conjunto com o destino onde se insere, transmitir as experiências que se encontram ao redor do hotel”

Questionada sobre se ainda há margem de crescimento da Excelência de Portugal, Susanna Tocca afirma que sim, nomeadamente em determinadas regiões do país, onde apenas têm um membro, como é o caso do Alentejo. “Penso que no Alentejo ainda temos espaço para crescer, temos agora um membro que é o Convento do Espinheiro. Neste momento, temos 16 e não queremos ter mais de 25, para não massificar”.

Em comum estas unidades têm o facto de serem “para o segmento de luxo, terem uma identidade portuguesa, um lado muito autêntico e um serviço de excelência”.

“Há tanta coisa bonita, boa e de luxo em Portugal, que merece ser promovida. Portugal lá fora está longe de ser percebido como um destino de luxo, e é isso que queremos promover, podendo fazê-lo com uma marca umbrella como a Excelência de Portugal conseguimos causar maior impacto do que um hotel sozinho, defende ”.

Por outro lado, Susanna Tocca refere ainda que a “Excelência de Portugal procura também associar-se a marcas importantes que estejam ligadas a hospitality de modo a dar ainda mais ênfase a marca Portugal Premium, dando a conhecer estas marcas também nos mercados alvos onde trabalha reforçando desta forma a ideia de Portugal como um destino de Luxo e de qualidade”.

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