A Inditex, a Iberdrola e a Repsol destacaram-se no ano passado como as empresas com maior capacidade para atrair e reter talentos, de acordo com o relatório Merco Talento España 2023, apresentado na sexta-feira em Madrid. Das 200 empresas listadas no ranking, 15 são do setor do turismo. A melhor colocada é a Meliá Hotels International, que subiu para o 19º lugar em comparação com o 32º lugar em 2022, seguida pelo NH Hotels Group em 30º lugar e pela Renfe em 33º.
As 15 empresas do setor do turismo presentes na 18ª edição deste estudo, com a sua posição entre as 200 do ranking (em parênteses está a posição em 2022), são as seguintes:
- Meliá Hotels International: 19 (32)
- NH Hotel Group: 30 (39)
- Renfe: 33 (31)
- Alsa: 51 (72)
- Aena: 63 (110)
- Airbus Group: 68 (68)
- Amadeus: 87 (89)
- IAG (International Air Group): 88 (87)
- Cabify: 101 (78)
- MSC Cruzeiros: 111 (não estava listada)
- Grupo Barceló: 125 (65)
- Adif: 126 (112)
- Grupo Iberostar: 131 (não estava listada)
- Riu Hotels & Resorts: 132 (122)
- AC Hotels by Marriot: 144 (não estava listada)
Além da classificação geral, o estudo Merco Talent, realizado pela empresa madrilena Análisis e Investigación, inclui rankings por setor, totalizando 34 no total. Na categoria de turismo, os resultados são os seguintes:
As variáveis a considerar
Para determinar esses resultados, o Merco Talent avalia três aspectos de uma empresa: qualidade do trabalho (salário, desenvolvimento profissional, equilíbrio entre vida pessoal e profissional), marca do empregador (reconhecida por seus valores, credibilidade como bom empregador por entidades independentes) e reputação interna (valores éticos e profissionais, oportunidades de desenvolvimento, identificação dos funcionários com o projeto da empresa).
A satisfação dos colaboradores melhorou em relação a 2022 (7,77 em 2022 e 8,01 em 2023), embora ainda não tenha atingido os 8,22 de 2020, após as várias medidas tomadas pelas empresas durante a pandemia de Covid-19.
Globalmente, o estudo revela que, ao avaliar os pontos fortes e fracos das organizações mais atrativas para trabalhar, são mais valorizados o apelo do setor, a admiração pelos valores e resultados da empresa, bem como o salário.
Quanto aos principais pontos fracos, destacam-se a relação com as chefias intermédias, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e a motivação e reconhecimento.
Em relação à metodologia, esta edição do relatório Merco, que avalia a reputação e atratividade das empresas desde 2000, baseou-se em 11 fontes de informação e 52.131 inquéritos a vários perfis em Espanha (trabalhadores, estudantes, etc.).