A Meliá Hotels International fechou o terceiro trimestre com receitas de 584,1 milhões de euros, o que representa um crescimento de 2,7% face a 2023. Nos primeiros nove meses do ano, as receitas aumentaram para 1.544,1 milhões de euros (+4,5%).
Esta segunda-feira, dia 11 de novembro, a Meliá Hotels International divulgou os resultados dos primeiros nove meses do ano esta segunda-feira, dia 11 de novembro. O grupo hoteleiro apresentou “um terceiro trimestre muito positivo, significativamente em Espanha, onde o período de verão é o mais forte do ano”, indicou o comunicado.
De acordo com o grupo, o aumento das receitas no terceiro trimestre e nos primeiros nove meses do ano, “aliado às eficiências alcançadas por meio da digitalização e do novo modelo operacional, permitiu à empresa melhorar a sua margem EBITDA em 146 pontos base no primeiros nove meses do ano, face ao mesmo período do ano anterior, (262 pontos base se o terceiro trimestre for medido de forma selada)”.
Até setembro, o resultado consolidado atingiu 139,4 milhões de euros, face ao ano anterior. O EBITDA sem mais-valias continuou “a sua tendência positiva”, alcançando 425,9 milhões de euros nos primeiros 9 meses do ano, o que significa um crescimento de 10,1% face ao mesmo período em 2023. Só no terceiro trimestre, o EBITDA totalizou 188,3 milhões de euros, ultrapassando em 11,8% o resultado registado no trimestre homólogo do ano passado.
O RevPAR (receita média por quarto) cresceu 11,9% até setembro, aumentando 10,7% no mesmo trimestre. A Meliá Hotels International atribuiu estes resultados à “evolução positiva das tarifas médias, embora com tendência de normalização a mais taxas moderadas”, refere a mesma nota. “Tudo isto graças ao ritmo positivo da procura, especialmente em produtos e serviços premium e de luxo, onde o Grupo assumiu uma aposta clara, aumentando o stock de hotéis de luxo e quartos superiores, que já representa 66,8% do portfólio operacional, e 79,1 % do pipeline de hotéis assinados para futuras inaugurações”.
Quanto aos canais de venda, o website da Meliá já representa 49,6% do total das vendas centralizadas nos primeiros nove meses do ano. A digitalização tem desempenhado um papel significativo na otimização das receitas, possibilitando “um maior grau de personalização nas reservas”.
A Meliá Hotels International destaca ainda “o excelente desempenho das grandes apostas feitas pela Meliá nas suas marcas nos últimos anos”, nomeadamente a criação da marca The Meliá Collection, que já conta com 11 hotéis em operação na Tanzânia, Toscana italiana, Canárias, Madrid, Paris e Dubai. A marca tem ainda mais dez aberturas previstas na China, Milão, Malta, Albânia, Espanha e Cuba.
O grupo considera que a recuperação do segmento MICE beneficiou especialmente a Meliá, que conta com “um importante portfólio de hotéis especializados com mais de 233.000 m2 dedicados a salas de reuniões, convenções e Centros de Congressos e Palácios”. A receita do segmento MICE cresceu 23% face ao ano passado e, de acordo com a Meliá, “o negócio confirmado para 2025 é 13% superior ao que tivemos no ano passado nesta altura, para 2024”. Em particular, o grupo prevê um crescimento superior a 45% no complexo Torre Melina até 2025.
Durante os primeiros nove meses do ano, o grupo contratou 30 hotéis com 4.595 quartos e abriu 14 novos estabelecimentos com mais de 2.200 quartos. Até ao final do ano, antecipa inaugurar “um mínimo de mais 9 novos hotéis”.
“A Empresa continua a apostar em grandes destinos emergentes como a Albânia (onde já conta com 19 hotéis em operação e em pipeline) ou o Médio Oriente, região que tem apresentado maior crescimento no mundo em termos relativos, uma vez que durante o primeiro sete meses de 2024 as chegadas internacionais aumentaram 26% face aos níveis registados em 2019. O grupo já tem um pipeline de 5 hotéis e 1.200 quartos para abrir nos próximos 3 anos na Arábia Saudita, país onde abriu um novo escritório, e no qual espera operar 5.000 quartos a médio prazo”, lê-se no comunicado da Meliá.
“Para um portfólio operacional atual de 357 hotéis, existem 71 hotéis em processo de incorporação que compõem o chamado “pipeline” do Grupo. Tanto ao nível do portfólio como do pipeline, confirma-se a forte aposta da Meliá Hotels International nos segmentos mais rentáveis e resilientes, compostos pelos hotéis Premium e Luxo, que representam 66,8% dos quartos atuais, e 70,1% do pipeline, e que contribuem com 86% do lucro operacional”, acrescenta.