Após um período de soft opening por imperativos da pandemia, o NEYA Porto Hotel leva a efeito a sessão oficial da sua inauguração, assinalada pela outorga dos diplomas e descerramento da placa da certificação LEED Gold (Leadership in Energy and Environmental Design), certificado internacional que avalia a sustentabilidade dos edifícios, desde o design à manutenção, passando pela construção e operação.
Com um investimento de 18 milhões de euros, cofinanciado em cerca de seis milhões pelo COMPETE – Portugal 2020, o projeto foi desenvolvido pelos gabinetes da PK Arquitetos Lda e Colodd Lda, tendo por objetivo transformar parte das ruínas do antigo Convento Madre Deus de Monchique no NEYA Porto Hotel, cujo processo de construção contou com a assessoria ambiental da empresa Edifícios Saudáveis para gestão de todo o processo até à certificação LEED.
“Ser o primeiro hotel em Portugal com Certificação LEED é um grande orgulho, que nos permite desenvolver a atividade hoteleira de um modo mais responsável, com um melhor desempenho ambiental, e contribuir para um turismo sustentável, colocando o nosso país na vanguarda nesta matéria”, afirma Pedro Teixeira, diretor de sustentabilidade da NEYA Hotels.
Atribuída pelo U.S. Green Building Council, a certificação LEED tem como objetivo avaliar e creditar a construção ecofriendly , através de um sistema universal de parâmetros que atestam o desempenho ambiental e energético dos edifícios.
Aplicada em mais de 150 países nos cinco continentes, a certificação procura também promover as melhores práticas na construção, diminuindo a pegada ambiental dos edifícios em todo o seu ciclo de vida.
“Conseguir a certificação LEED é mais do que apenas implementar práticas sustentáveis. Representa um compromisso para fazer do mundo um lugar melhor e influenciar outros a fazer melhor”, afirma Peter Templeton, presidente e CEO, USGBC, que conclui: “Dada a extraordinária importância da proteção climática e o papel central que os edifícios desempenham nesse esforço, o NEYA Porto Hotel está a criar um caminho em frente através da sua certificação LEED”.

Apostar na sustentabilidade ambiental, económica e social
“O NEYA Porto Hotel caracteriza-se pela sustentabilidade ambiental, económica e social, empenhado na qualidade e excelência dos serviços, que resulta da recuperação do relevante património histórico pré-existente”, afirma a cadeia hoteleira em comunicado.
O projeto foi desenvolvido com recursos à recuperação de parte dos imóveis que pertenciam ao antigo Convento de Monchique, localizado na Rua de Monchique, na zona ribeirinha do Porto, e abrangido pela zona classificada pela UNESCO como Centro Histórico e Património Mundial da Humanidade.
O NEYA Porto é a segunda unidade hoteleira do grupo NEYA Hotels e representa a mais recente materialização da estratégia de crescimento da marca no mercado nacional.
O Neya Porto disponibiliza 124 quartos, incluindo 12 suites. Os serviços do hotel incluem um Business Center com três salas de reuniões totalmente equipadas, um Kids Club, Sky Bar, Day Spa, Parque de Estacionamento e o Restaurante Viva Porto, aberto à rua com menu executivo e uma carta inspirada na gastronomia portuguesa.
