O Norte de Portugal, o arquipélago dos Açores e a região do Alentejo são os três destinos do país que os portugueses mais gostam de ver nas redes sociais, em termos de conteúdos turísticos, revelou a primeira edição do estudo “Turismo e Redes Sociais”, produzido pela Marktest.
Segundo a análise, o Norte de Portugal foi a região identificada por 67.5% dos utilizadores de redes sociais, com idade entre os 25 e os 64 anos, como a sua preferida, no que diz respeito a sugestões e informações sobre potenciais destinos turísticos no nosso país.
Nas posições seguintes, seguem-se o arquipélago dos Açores, indicado por 61% dos inquiridos, e a região do Alentejo, apontada por 57% dos portugueses com redes sociais.
Quando olhamos para fora do país, a Europa Ocidental é, com larga distância, a zona do globo sobre a qual os portugueses mais gostam de ver conteúdos turísticos, com mais de dois terços de referências entre os inquiridos neste estudo.
A América do Sul é a segunda zona mais indicada pelos inquiridos, somando perto de 45% de menções. Seguem-se Ásia e América do Norte, respetivamente.
Além disso, o estudo procurou saber qual o grau de agrado dos utilizadores de redes sociais sobre os vários conteúdos turísticos partilhados pelos seus seguidores, revelando que, numa escala de 0 a 10, o grau médio é 7,1.
Outra conclusão do estudo é a convicção da larga maioria dos inquiridos (74%) de que as redes sociais têm um efeito positivo na imagem e reputação dos destinos turísticos.