O projeto “Nós as Pessoas”, lançado em 2020 pelas Edições do Gosto, em parceria com a Oficina de Psicologia, apresenta novas vagas para um programa de ajuda e bem-estar psicológico para colaboradores da área da restauração. No total, serão disponibilizados novos pacotes de 12 consultas, cuja inscrição é totalmente gratuita e tratada de forma confidencial.
Ao longo dos dois anos em que o projeto vigora, já foram disponibilizadas de forma gratuita 120 consultas a profissionais deste setor particularmente frágil no que toca ao tema da gestão e manutenção dos recursos humanos.
O projeto visa dar a conhecer as pessoas que fazem parte da comunidade gastronómica nacional, como cozinheiros, pasteleiros, empregados de sala e bar, produtores, distribuidores, artesãos e proprietários de negócios. Identificá-las, mostrar o seu rosto, recolher e partilhar os seus testemunhos e o seu trabalho, como forma de valorização do contributo. Estas apresentações são feitas de forma digital através do website do projeto.
Por outro lado este projeto pretende partilhar ferramentas e conteúdos direcionados aos profissionais da área da restauração. Com recurso a uma série de artigos, podcast e entrevistas, vários especialistas da Oficina de Psicologia são convidados a debruçar-se sobre os temas da saúde mental, oferecendo dicas eficazes a serem aplicadas em contexto de trabalho numa cozinha.
No que toca à presença do projeto em eventos, nos dias 25 e 26 de setembro, no Congresso dos Cozinheiros, a acontecer nos Nirvana Studios em Oeiras, o projeto “Nós As Pessoas” terá um palco de conversas próprio onde vão decorrer várias conversas sobre o tema da saúde mental aplicado à indústria hoteleira.


