A Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) foi palco do evento nacional do GERAt – Território, Talento e Turismo, durante o qual foram apresentados os projetos finalistas das 12 etapas regionais, envolvendo 65 escolas e mais de 1300 alunos de todo o país.
Promovido pelo Turismo de Portugal em parceria com a Direção-Geral da Educação, o projeto GERAt estendeu-se, pela primeira vez, ao ensino secundário na sua mais recente edição. A iniciativa visa “sensibilizar os mais jovens para a importância do turismo com o motor de desenvolvimento sustentável e valorização do talento e da identidade local”, lê-se no comunicado divulgado esta terça-feira.
O vencedor da edição 2024/2025 foi o projeto “Portiranja”, do Agrupamento de Escolas Júdice Fialho (Portimão), desenvolvido por uma turma do 8.º ano, que se inspirou “ num dos produtos mais emblemáticos do Algarve, a laranja”. O trabalho assentou num kit de boas-vindas sustentável, com produtos artesanais criados pelos alunos, como doce de laranja, bolachas, sabonetes e velas aromáticas. O Turismo de Portugal considera que a proposta se destacou “pela criatividade, envolvimento comunitário e respeito ambiental”, sob os lemas “Sente, Prova e (E)leva o Algarve” e “Um projeto feito por ti e por todos nós”.
O 2.º prémio foi atribuído ao projeto “EcoCorkTour”, da Escola Básica José Régio de Portalegre, e o 3.º lugar à iniciativa “Lousã – Roteiros de Memória Cultural”, da Escola Secundária da Lousã.
O júri foi composto por Carla Salsinha (Turismo de Lisboa), Sandra Lameira (ANQEP) e Manuel Trindade (NEST – Centro de Inovação do Turismo).
O Turismo de Portugal considera que, “de forma global, os trabalhos abordaram uma diversidade de temáticas com forte ligação aos territórios, evidenciando a capacidade criativa e o envolvimento dos alunos com as suas comunidades. As propostas reforçaram os principais pilares do GERAt: promover uma aprendizagem colaborativa, fomentar o entendimento intercultural e consolidar a articulação entre escola e território”.
Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, afirma que “este evento é um marco importante para o projeto GERAt”. A responsável acrescenta que “queremos que os jovens compreendam a importância do turismo para o desenvolvimento das suas comunidades e sejam capacitados para contribuir com ideias inovadoras e sustentáveis”.
Já David Sousa, da Direção-Geral da Educação, sublinha que “este é um projeto deveras importante no contexto da formação de jovens para uma cidadania ativa e responsável, promovendo a aprendizagem centrada no aluno, posicionando-o como ator e agente interventivo na sua comunidade e no turismo, pelo que é necessário apostar ainda mais na sua divulgação para que este tenha um efetivo impacto positivo, fazendo-o chegar a mais escolas, mais alunos e mais professores”.





