Nos últimos anos, o advento do digital tem vindo a registar uma incessante evolução, o que leva a que múltiplos negócios e empresas procurem estabelecer uma presença online cada vez mais implacável.
Ora, de forma que este crescimento se mantenha, torna-se necessário recorrer à perícia de uma agência de SEO – um interlocutor absolutamente essencial no que diz respeito a saber contornar as vicissitudes e complexidades rumo à visibilidade digital e ao posicionamento competitivo nas páginas de resultados dos motores de busca.
Ao longo deste artigo, continuaremos, precisamente, a explorar de que modo é que as agências de SEO são cruciais no que concerne o sucesso digital do sector empresarial.
O papel preponderante desempenhado por uma agência de SEO
Comecemos por partes: “SEO” é a sigla correspondente a Search Engine Optimisation, que podemos traduzir literalmente como “optimização para motores de busca”.
Esta optimização, por sua vez, não consiste apenas em efectuar pequenas alterações à estrutura ou ao conteúdo do seu site para obter uma melhor classificação destes mesmos motores de busca.
Pelo contrário, trata-se de uma abordagem exaustiva e detalhada que compreende várias estratégias, ferramentas e parâmetros para propulsionar a sua visibilidade online e gerar tráfego, técnicas em que uma agência de SEO se especializa.
Oferecendo serviços de consultoria a empresas que queiram robustecer a sua presença digital.
Como alcançar o sucesso através da implementação de estratégias de SEO
A eficácia das várias estratégias de SEO a aplicar ao site do seu negócio constitui a pedra basilar daquilo que uma agência de SEO tem para oferecer, sendo que estas abordagens implicam, entre outras:
● Optimização de palavras-chave
Esta operação consiste em identificar e integrar as palavras-chave pelas quais os seus potenciais clientes mais procuram online e que se relacionam com os seus produtos e/ou serviços.
● Elaboração e optimização de conteúdos
Ao publicar conteúdos relevantes e de alta qualidade sujeitos a um processo de optimização para motores de busca, estará a atrair a atenção dos cibernautas e a convencê-los a investir uma maior quantidade de tempo na navegação pelo seu site.
● SEO técnico
Tal como a própria designação indica, a implementação deste procedimento garante que o seu site se encontra tecnicamente apto, atendendo a diversos factores como velocidade de carregamento, adequação a vários tipos de ecrã (PC, smartphone, tablet…) e navegação segura.
Análise da concorrência e consequente descoberta de oportunidades
O mercado digital é ultracompetitivo, o que significa que é nuclear compreender em que patamar é que a sua empresa se encontra face à concorrência directa; para tal, uma agência de SEO procede aos seguintes passos:
● Identificação de concorrentes
Saber quais os concorrentes directos do seu negócio e o que estes estão a fazer correctamente em termos de SEO é fulcral.
● Benchmarking
Benchmarking é um vocábulo que podemos traduzir por “avaliação comparativa” ou, simplesmente, “termo de comparação”; este processo consiste, precisamente, em comparar as suas estratégias de SEO às que os seus concorrentes implementam, podendo identificar, assim, eventuais fragilidades que careçam de melhorias.
● Apuramento de oportunidades
Esta fase compreende a identificação de potenciais falhas nas estratégias dos seus concorrentes sobre as quais a sua empresa poderá vir a capitalizar.
Link building: criação de uma rede de hiperligações de qualidade
O link building é uma componente essencial de qualquer estratégia de SEO que se traduz, exactamente, pelo estabelecimento de uma rede de hiperligações que conduzem sites dotados de um alto nível de autoridade ao site do seu negócio.
Este procedimento não só incrementa a autoridade do seu site, como também redirecciona tráfego de alta qualidade para o mesmo; mais concretamente, uma agência de SEO competente toma a iniciativa de:
● Identificar sites relevantes
Esta intervenção é necessária a um link building que reflicta a autoridade do seu site.
● Criar conteúdo atractivo
A produção de conteúdos aos quais outros sites queiram ligar-se é crucial; alguns exemplos incluem artigos de blog informativos, infográficos ou estudos de caso.
● Estabelecer parcerias
De modo a conseguir criar um link building orgânico, uma agência de SEO procura colaborar com os proprietários de outros sites, bloggers ou influencers.
A abordagem aprofundada das agências de SEO
Mais do que proceder a meras optimizações, uma agência de SEO:
● Desenvolve estratégias personalizadas
As soluções oferecidas por uma agência de SEO devem ser adequadas às necessidades individuais dos seus clientes, tendo por base o modelo de negócio empregado, o sector em que se insere e os respectivos objectivos.
● Utiliza ferramentas avançadas
Para que uma estratégia de SEO seja bem-sucedida, há que recorrer a ferramentas sofisticadas que permitam proceder, entre outros, a uma pesquisa das palavras-chave mais relevantes, a uma análise da concorrência e à aferição do desempenho do site.
● Apresenta resultados mensuráveis
Os clientes de uma agência de SEO têm todo o direito a receber relatórios demonstrativos de resultados tangíveis como são a evolução do tráfego orgânico, da classificação do seu site nas páginas de resultados dos motores de busca e de taxas de conversão.
Porquê escolher uma agência de SEO especializada?
Ao contratar uma agência de SEO polivalente, a sua empresa terá acesso a:
● Especialização e experiência
Uma agência fiável conta com uma equipa de especialistas em SEO com conhecimentos aprofundados e um elevado nível de experiência prática.
● Redução de custos e melhor aproveitamento de recursos
Os seus colaboradores podem concentrar-se nas suas funções, evitando, assim, canalizar recursos humanos e financeiros para a criação de uma equipa de SEO interna.
● Oportunidades de expansão
Terá a possibilidade de incrementar o alcance da estratégia de SEO concebida para a sua empresa de acordo com o crescimento do volume de negócios registado, a par das alterações a que o mercado estiver sujeito.
Excelência digital na palma da mão
Resumindo, uma agência de SEO não consiste apenas numa entidade prestadora de serviços, mas também num parceiro estratégico que o acompanha ao longo do percurso rumo ao crescimento digital.
Ao aproveitar a especialização de uma agência em factores como estratégias de SEO, análises de concorrência e link building, a sua empresa terá tudo ao seu alcance para melhorar a sua presença online, antecipar-se à concorrência e atingir um crescimento sustentável no universo do digital.
Não basta apenas aplicar determinadas práticas de SEO – há que dominá-las, algo que só uma agência de SEO experiente e versátil tem capacidade para oferecer.
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