Inaugurado em novembro de 2024, o Cénica Porto Hotel, parte da Curio Collection by Hilton, chegou à cidade do Porto com um conceito inovador que combina modernidade, cultura e autenticidade. Em entrevista, a diretora geral do hotel, Simone Gillig, faz um balanço positivo dos primeiros meses de operação, e explica como o hotel pretende atrair os turistas e habitantes do Porto através de uma oferta única e diferenciada.
O Cénica Porto Hotel abriu em novembro de 2024. Como é que os primeiros meses têm sido para a equipa, e como descreveria o balanço desta fase inicial?
Nesta fase o balanço é bastante positivo e nossas expectativas foram claramente ultrapassadas. Abrimos no final do ano de 2024, dia 6 de novembro, em plena época baixa, e a afluência tem superado as nossas expectativas. Tivemos uma excelente ocupação durante as festas e o início de 2025 está a correr muito bem. O feedback dos clientes tem sido extremamente positivo e, portanto, estamos muito entusiasmados com o que este ano de 2025 nos reserva.
O Cénica Porto Hotel faz parte da Curio Collection by Hilton, o que traz um conceito diferente e inovador. Quais são os principais elementos desse conceito que os hóspedes podem esperar ao visitar o hotel?
O Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton traz uma nova energia ao Porto, com a modernidade e a autenticidade como pilares fundamentais, perfeitamente alinhados com os valores da marca Curio Collection. O conceito do Hotel é único, inspirado nas artes cénicas e no universo teatral, mas vai além de ser apenas mais um hotel de cinco estrelas. Queremos fazer parte do roteiro cultural da cidade e contribuir para o seu desenvolvimento cultural. Esta dualidade é o que nos distingue, atraindo tanto os turistas habituais da Hilton, que aqui encontram um Porto vibrante e cheio de personalidade, quanto os próprios habitantes da cidade, que têm demonstrado grande curiosidade pelo nosso conceito. Em pouco tempo, recebemos muitos visitantes locais, organizámos um evento dedicado a marcas exclusivamente portuguesas, e estabelecemos uma forte ligação com a comunidade. O nosso objetivo é ser mais do que um hotel de turismo; queremos deixar uma marca positiva na cidade, proporcionando uma experiência autêntica e culturalmente enriquecedora.
“o balanço é bastante positivo e nossas expectativas foram claramente ultrapassadas. A afluência tem superado as nossas expectativas, e o feedback dos clientes tem sido extremamente positivo”
A localização do hotel, perto de pontos turísticos icónicos da cidade, oferece uma vantagem única. Como é que o hotel se posiciona para atrair tanto turistas quanto viajantes de negócios?
O Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton destaca-se pela sua localização estratégica, próximo dos principais pontos turísticos do Porto, proporcionando uma experiência única tanto para turistas de lazer quanto para viajantes de negócios. No entanto, o hotel assume-se principalmente como um refúgio para quem deseja imergir na cultura e história da cidade, estando a poucos passos de monumentos históricos, restaurantes prestigiados e zonas culturais, o que facilita o acesso dos visitantes às principais atrações.
O Cénica Porto Hotel consolida esse posicionamento com o serviço personalizado, já característico da marca Curio Collection, assegurando que todos os hóspedes vivenciem uma estadia inesquecível, seja para relaxar ou para trabalhar. A combinação entre uma localização privilegiada e a excelência no atendimento torna o hotel igualmente atrativo para quem visita a cidade por turismo e para quem viaja em negócios, mas procura um ambiente mais acolhedor e relaxante após um dia de compromissos profissionais.
Quais são os principais mercados que têm procurado o Cénica Porto Hotel nestes primeiros meses? Existe algum perfil de hóspede que se tenha destacado até agora?
Os principais mercados que se têm destacado aqui no Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, são, naturalmente, os Estados Unidos da América, e o mercado europeu, com especial relevância para o Reino Unido, Espanha e França. Esses países têm demonstrado uma maior procura pelo hotel, refletindo o apelo internacional da cidade do Porto e a atratividade do hotel para viajantes que procuram uma experiência única e sofisticada.
“Queremos fazer parte do roteiro cultural do Porto contribuir para o seu desenvolvimento cultural”
Quais têm sido as principais impressões dos clientes até agora?
Os hóspedes têm partilhado um feedback muito positivo, destacando o conceito diferenciador que permeia todos os serviços do Cénica Porto Hotel, desde o Dramatics Restaurant & Bar, passando pelo SPA at Cénica e, passando obviamente pelos próprios quartos. Quem nos procura valoriza a qualidade do serviço Hilton, ao qual muitos já estão habituados, mas com um toque diferente e mais arrojado, que os faz sentir que estão a viver uma experiência única, e não apenas mais uma estadia, num Hotel igual a todos os outros. Este equilíbrio entre o padrão de excelência da marca Hilton e a personalidade distinta do Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, tem sido amplamente elogiado pelos clientes.
O hotel oferece diversas comodidades, como um spa, restaurante, e opções de reuniões. Como têm sido recebidos esses serviços pelos hóspedes e como têm ajudado a diferenciar o Cénica Porto no mercado hoteleiro da cidade?
Os nossos serviços têm sido uma agradável surpresa para quem nos visita, pois revelam um conceito, o das artes cénicas, que vai muito além do habitual, criando uma experiência verdadeiramente imersiva. No Dramatics Restaurant & Bar, o tema é evidente, desde o próprio nome até à decoração, com cortinas e tons cuidadosamente escolhidos, passando pelo próprio mote “Break a leg”, que reforça a ligação a este universo. Já no SPA at Cénica, essa temática continua presente, com tonalidades em harmonia com o restante hotel e um menu de tratamentos inspirados em personagens icónicas do teatro. Cada ritual é pensado para ser dramático e diferente de tudo o que já experimentou antes num SPA, oferecendo aos hóspedes uma experiência envolvente. Este conceito único, presente em todos os detalhes, tem ajudado a destacar o Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton criando uma experiência memorável que vai além do tradicional.
“A nossa expectativa é ter a nossa Sala de Teatro Modestos aberta a partir do final do mês de março”
O Cénica Porto Hotel incluiu na sua oferta o espaço reabilitado do antigo Teatro Modesto. Pode contar-nos mais sobre o processo de recuperação desse espaço e a sua integração no conceito do hotel? Quando será aberto?
O conceito do Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton foi pensado a partir da história e cultura do edifício, que data do século XIX, quando aqui se localizava a Quinta de Santo António do Bonjardim. Posteriormente, o prédio acolheu o emblemático Grupo de Teatro Modestos, que deixou a sua marca na vida cultural da cidade do Porto até meados dos anos 80. Por isso, fizemos um esforço em preservar a fachada histórica de granito e integrámo-la harmoniosamente no lobby atual. O antigo teatro foi completamente renovado e, hoje, funciona como um espaço versátil para espetáculos, reuniões e eventos. Esta herança cultural é a essência da nossa identidade no Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton. A nossa expectativa é ter a nossa Sala de Teatro Modestos aberta a partir do final do mês de março.
Quais são os planos para o uso deste espaço tão emblemático do Porto? Será uma área dedicada a eventos, culturais, ou terá algum outro uso específico?
Aquilo que foi pensado desde o início e que é o nosso objetivo é que o Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton se torne um ponto central na vida cultural da cidade do Porto. Estamos, por isso, a desenvolver um plano para atrair companhias e outras iniciativas culturais que se alinhem com o perfil dos nossos hóspedes, mas também com as preferências do público portuense. Queremos criar experiências que também sejam valorizadas pelos locais o hotel uma parte integrante do itinerário cultura da cidade do Porto.
Além do espaço do Teatro Modesto, o hotel tem planos para lançar novas iniciativas ou oferecer novos serviços aos hóspedes nos próximos meses?
O nosso foco é continuar a aportar valor à experiência dos nossos hóspedes, assegurando que cada estadia seja memorável e personalizada. Embora já ofereçamos uma vasta gama de serviços, estamos sempre atentos às necessidades e expectativas dos nossos visitantes, e há, naturalmente, sempre espaço para desenvolver novas iniciativas. Os próximos meses, não são exceção, vamos continuar a inovar e garantir que o Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, continua a surpreender e a oferecer experiências exclusivas que diferenciam o hotel no mercado.
O Porto continua a ser um destino turístico muito popular. Como é que o Cénica Porto Hotel vê a evolução do turismo na cidade e o papel que o hotel desempenha nesse cenário?
O Porto tem-se afirmado como um dos destinos turísticos mais procurados na Europa, e o Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton, está perfeitamente posicionado para acompanhar e contribuir para essa evolução. Vemos o crescimento do turismo na cidade como uma oportunidade para fortalecer ainda mais a nossa presença, dado que somos um Hotel que abriu recentemente, oferecendo uma experiência única que reflete muita da cultura e história do Porto. O Hotel desempenha um papel importante ao proporcionar aos turistas uma combinação de conforto e autenticidade, promovendo o que de melhor a cidade tem para oferecer.
Ao diferenciar-se através do conceito artístico e do serviço personalizado, o Cénica Porto Hotel reforça a atratividade da cidade para um público exigente, seja de lazer ou negócios, e contribui para a consolidação do Porto como um destino global.