O Turismo do Algarve vai intensificar este mês a promoção do destino no mercado norte-americano com a organização de dois eventos estratégicos, em Boston e Nova Iorque.
Realizadas em parceria com a SATA Azores Airlines e a United Airlines, estas iniciativas visam promover as ligações aéreas entre os EUA e o Algarve e contribuir para o crescimento do fluxo turístico deste mercado para a região.
Apesar da atual conjuntura internacional e das incertezas em torno das políticas económicas dos EUA, o Turismo do Algarve mantém-se confiante no potencial de crescimento deste mercado. A corroborar esta posição está um estudo divulgado em dezembro pela United States Tour Operators Association, que aponta Portugal como o segundo país no mundo que os turistas norte-americanos mais querem visitar em 2025.
A primeira ação acontece no dia 25 de março, em Boston, com um workshop organizado em parceria com a SATA. A iniciativa, segundo o comunicado, é dedicada à promoção das rotas que ligam os aeroportos Logan (Boston) e JKF (Nova Iorque) a Faro, via Ponta Delgada.
Por sua vez, no dia 27 de março, realiza-se, em Nova Iorque, a segunda ação promocional, desta vez em colaboração com a United Airlines e o Turismo da Madeira, para destacar as recentes ligações da companhia para Faro e Funchal.
Ambos os eventos contarão com a participação de 16 empresas associadas do Turismo do Algarve, que terão a oportunidade de estabelecer contactos com agentes de viagens, operadores turísticos e meios de comunicação social dos EUA.
Mercado norte-americano em forte crescimento
A aposta do Turismo do Algarve nos Estados Unidos é sustentada pelo interesse contínuo demonstrado por este mercado. Em 2024, embora ainda sem ligações diretas, os turistas norte-americanos ultrapassaram as 500 mil dormidas na região, representando um crescimento de 12,98% face a 2023. O número de hóspedes também registou uma evolução positiva, alcançando perto muito dos 200 mil visitantes – um aumento de 10,38% comparativamente ao ano anterior.
“Os EUA já são o sétimo mercado externo mais relevante para o Algarve. Os visitantes deste país valorizam experiências autênticas e exclusivas e procuram na região algumas das melhores praias e campos de golfe da Europa, além de uma oferta diferenciada em gastronomia, vinhos, cultura e turismo de natureza”, afirma André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.