A temporada alta de 2023 é marcada pelo regresso das viagens de médio e longo curso, após três anos de restrições decorrentes da pandemia. No total, seis destinos concentram a maior parte da procura do mercado de viagens em Portugal, de acordo com um inquérito realizado pelo TNews junto das principais redes de agências de viagens do país.
Os 6 destinos mais cobiçados pelos portugueses nas agências de viagens este verão são:
- Portugal (Continente e Ilhas)
- Cabo Verde
- Espanha (incluindo Ilhas Baleares)
- Caraíbas (México, República Dominicana e Cuba)
- Tunísia (Djerba)
- Marrocos (Saïdia)
De acordo com a Bestravel, os destinos mais vendidos, por ordem de preferência, são Portugal Continental, Açores, Espanha (Ilhas Baleares), Madeira, Cabo Verde e México.
As agências Abreu destacaram Portugal como o destino principal, seguido por Cabo Verde, Espanha, República Dominicana, México e Marrocos.
A rede de agências DIT revelou que há uma maior procura pelas Caraíbas (México, República Dominicana e Cuba); Djerba na Tunísia; Cabo Verde; e Saïdia em Marrocos.
A GEA apresenta uma divisão entre destinos de longo e médio curso. No longo curso, a República Dominicana e o México lideram, enquanto no médio curso, Cabo Verde, Madeira, Porto Santo, Tunísia, Marrocos e Ilhas Espanholas são as escolhas mais populares.
As agências Viagens El Corte Inglês destacaram a popularidade das Caraíbas (México, República Dominicana e Cuba), Cabo Verde, Ilhas Espanholas, Maldivas, Zanzibar e Portugal (incluindo as ilhas).
Por sua vez, as agências Mercado das Viagens também apontam uma preferência pelas Caraíbas (México, República Dominicana e Cuba), bem como opções de médio curso, com destaque para Senegal e Cabo Verde. Além disso, destinos de curta distância, como Djerba na Tunísia e Saïdia em Marrocos, também estão entre as escolhas mais populares.
Por último, a Airmet lista, por ordem de preferência, Portugal, Espanha, Cabo Verde, República Dominicana, Marrocos e México como os destinos mais vendidos este verão.
Comparando com as tendências espanholas:
Um artigo recente do Hosteltur revela os seis destinos internacionais mais procurados pelos espanhóis este verão.
- Caraíbas (México, República Dominicana e Cuba): 52% das pessoas consultadas pelo Hosteltur consideraram este destino como um dos dois mais procurados. Em 2022, esta percentagem era de apenas 36%;
- Egito: Este destino é responsável por 36% das viagens internacionais dos espanhóis. Em 2022, o Egito também estava em segundo lugar, mas com 11%;
- EUA: O país da América do Norte representa 21%. Esta percentagem é a mesma do verão passado;
- Tailândia: Concentra 10% das viagens do mercado espanhol;
- Albânia: O país da Europa de Leste representa 9% da procura;
- Japão: Este destino empata com a Albânia, representando também 9% das viagens.
Enquanto as Caraíbas, com destaque para o México e a República Dominicana, permanecem firmes em ambas as listas de preferências, os espanhóis demonstram um crescente interesse por destinos mais longínquos e diversos. Além disso, revelam uma procura crescente pelo Egito, que ganhou considerável popularidade em comparação ao ano anterior. Os Estados Unidos mantêm uma presença constante nas preferências espanholas, enquanto a Tailândia, Albânia e Japão surgem como escolhas não mencionadas na lista portuguesa. Embora tenha sido inaugurado um voo direto para a Albânia neste verão, com partidas do Porto e de Lisboa, o país ainda não se posiciona entre as seis principais preferências dos viajantes portugueses.