O Pestana Hotel Group fechou o ano de 2024 com “receitas consolidadas” de 651,5 milhões de euros, correspondendo a um aumento de 17% face a 2023.
No ano passado, o EBITDA registou um crescimento de 33%, evidenciando a “solidez da estratégia” do grupo, com a aposta na valorização dos seus ativos e o sucesso do modelo que negócio diversificado, que abrange hotelaria, imobiliário, golfe, entre outros.
O setor da hotelaria manteve-se como principal motor de crescimento, representado cerca de 65% das receitas totais do grupo. A área de negócio imobiliário, sob a marca Pestana Residences, “consolidou a sua relevância”, com um contributo de cerca de 19% nas receitas. As outras atividades, nomeadamente o Pestana Vacation Club, o golfe e a Empresa de Cervejas da Madeira, contribuíram com 16%.
A par do desempenho financeiro sólido, o Pestana Hotel Group registou, em 2024, um nível de satisfação de clientes acima de 88%. “Estes resultados refletem a dedicação e empenho das nossas equipas, a força das nossas marcas e a consistência com que temos vindo a executar uma estratégia assente na sustentabilidade, na inovação e nas pessoas. Continuamos a investir com ambição, mas sempre com prudência, garantindo o crescimento sustentável do grupo e a excelência da experiência que proporcionamos aos nossos clientes”, afirma José Theotónio, CEO do Pestana Hotel Group.
Em 2024, o grupo aumentou o salário médio base em 9%, reforçando a sua aposta na valorização do capital humano. A par desta valorização, foram distribuídos dois salários extra por colaborador. Além disso, o grupo manteve o investimento nos programas de desenvolvimento e de formação das suas pessoas através da Pestana Academy.
Investimentos na área da tecnologia e sustentabilidade
Ainda no ano passado, o grupo modernizou e renovou vários ativos, tais como o Pestana Blue Alvor Beach. Além disso, adquiriu o hotel Pestana Orlando Suites – Lake Buena Vista e a Quinta Perestrello, no Funchal. Paralelamente, foi desenvolvido um conjunto de projetos na área imobiliária sob a marca Pestana Residences, com destaque para a conclusão do empreendimento Madeira Acqua Residences.
Na área do digital, o grupo atualizou os sistemas críticos de gestão, sobretudo nas áreas operacional, comercial e financeira, tendo investido 10 milhões de euros na renovação de todo o sistema de front-office dos hotéis, do site pestana.com e outros investimentos, que permitiram melhor a comunicação com os clientes.
O Pestana Hotel Group mantém uma estratégia clara de redução das emissões de carbono. A medição da pegada carbónica, em curso desde 2020, visa uma redução de 37% das emissões de carbono até 2030, considerando 2019 como ano base. Até 2023, o grupo alcançou, na área da hotelaria, uma redução de 25% nas emissões de âmbito 1 e 2, fruto de um investimento de 16 milhões de euros em projetos de eficiência energética e hídrica, instalação de painéis fotovoltaicos e projetos de redução de consumo de água.