O Pestana Hotel Group foi considerado a empresa socialmente mais responsável da Hotelaria e Turismo e uma das mais responsáveis do conjunto das empresas, distinção atribuída pelo Merco (Monitor de Negócios de Reputação Corporativa), no âmbito do ranking nacional das 100 empresas mais responsáveis em termos de ESG (Environmental, Social, Governance).
Recorde-se que o grupo Pestana desenvolve o programa Pestana Planet Guest, desde 2010, cuja atividade tem como princípio geral ‘Somos apenas hóspedes do planeta’. Ao abrigo deste programa, o grupo realiza ações com o objetivo “de criar valor no longo prazo para a empresa, desenvolvendo a sua atividade com respeito pelo meio ambiente, a apoiar comunidades locais, colaboradores, clientes e demais stakeholders”.
Em 2022, o Grupo Pestana continuou a apoiar as atividades de terceiras entidades nos termos
que já habitualmente fazia, mantendo os apoios no âmbito do programa “Obrigado por Ajudar”, com especial relevância para o Jardim de Infância de Santo António, em S. Tomé e Príncipe, para a EPIS e para a Make a Wish, tendo, também, sido asseguradas as parcerias com a Associação João.13, Academia Johnson e com o GRACE assim como com a Cáritas Diocesana de Setúbal na criação de uma Creche de Verão para filhos de colaboradores do Pestana Tróia Eco Resort e uma parceria com a ESTAR em Beja. Demos, igualmente, especial atenção ao tema da Igualdade de Oportunidades, Diversidade e Inclusão, nomeadamente através do acolhimento e integração no mundo do trabalho de refugiados ucranianos.
“Para o Pestana Hotel Group, este é um reconhecimento que nos deixa muito satisfeitos e motivados para fazer mais e ainda melhor. O Capital Humano é central para o nosso Grupo e chave para a sustentabilidade e sucesso da nossa atividade, que é uma atividade de pessoas
para pessoas”, afirma Luís Castanheira Lopes, Administrador do Pestana Hotel Group.