Quinta-feira, Março 20, 2025
Quinta-feira, Março 20, 2025

SIGA-NOS:

PHC investe 20M€ na requalificação do Hotel Mundial e aposta no segmento MICE

A PHC Hotels apresentou esta terça-feira, dia 11, a primeira fase de renovação do Hotel Mundial, em Lisboa. Com um investimento total de 20 milhões de euros, o projeto de requalificação deverá estar concluído até ao final de 2027 e inclui 315 quartos renovados, um novo restaurante e uma zona dedicada a eventos e reuniões que assinala a aposta do grupo no mercado MICE.

Miguel Andrade, diretor geral de Operações da PHC Hotels, começou por referir que a requalificação do Hotel Mundial conta com um investimento total de cerca de 20 milhões de euros. Este projeto está a cargo do gabinete de arquitetura Broadway Malyan.

A primeira fase de requalificação, apresentada esta terça-feira, inclui a renovação do Piso 0 do Hotel Mundial, nomeadamente a receção e o bar. O lobby, que esteve fechado durante cerca de seis meses e foi reaberto ao público em dezembro de 2024, sofreu uma alteração do seu layout, em que foi efetuada uma divisão “das partes funcionais de receção para individuais e para grupos”, o que oferece “elevação de serviços e uma fluidez bastante maior”.

Durante o período de intervenções, a PHC criou espaços temporários, incluindo uma receção no primeiro andar, para que “o cliente não sentisse que o hotel estivesse em obra”, afirmou Miguel Andrade. A receção está decorada com produtos de fabrico português, incluindo azulejos da Viúva Lamego e móveis da Viriato.

Outra alteração no Piso 0 foi a incorporação de uma loja de rua, situada nas arcadas do Hotel Mundial, no lobby da unidade, que ainda está por abrir. “É uma área mais ampla, com mais luz e mais apetecível para os nossos clientes”, adiantou.

Uma das prioridades da renovação do bar – que “era escuro, com pouca dimensão e pouco conforto” – era criar um espaço com “mais luz”. O espaço está agora aberto para a receção, permitindo que o cliente tenha “logo que chega a visão de onde é que pode tomar uma bebida”.

Visando apostar no segmento MICE, esta zona foi também “pensada para responder às necessidades dos viajantes modernos”, estando “preparada para que as pessoas possam rapidamente montar o seu laptop, ter acesso à net e estar a trabalhar”.

Outra alteração na parte do bar foi a introdução de uma cozinha, que possibilita servir aos hóspedes refeições quentes. “A nossa clientela não tem horas de chegada nem horas de partida, portanto temos sempre a possibilidade de oferecer uma refeição ligeira”, explicou Miguel Andrade.

“Um dos conceitos que estamos a desenvolver no Hotel Mundial é “Portugal no Mundo”. Portanto, a carta de bar e a carta de restauração refletem a viagem dos portugueses no mundo, a começar pelas descobertas da Madeira, Cabo Verde, Brasil, Índia e Japão”, acrescentou o responsável.

Além disto, o projeto de requalificação inclui a restauração da entrada original do Hotel Mundial, que remonta aos anos 60. “Ao abrir esta ala, estamos a fazer a transição entre a ala contemporânea e a ala antiga. Vamos dar ao cliente a possibilidade de passar pela entrada original do hotel, que hoje ainda está fechada”, indicou.

PHC aposta em força no segmento MICE

Em 2025, a requalificação do Hotel Mundial vai centrar-se no primeiro andar, com a obra prevista para começar em maio e para terminar até novembro deste ano. Uma das principais áreas de intervenção no Piso 1 é a criação de uma zona dedicada ao mercado MICE.

“O foco sobretudo é abrir o Hotel Mundial a eventos e a reuniões, que era um negócio que não tínhamos. Vamos tentar entrar no mercado do MICE”, avançou Miguel Andrade. Esta área terá 500 metros quadrados, com oito salas de reunião e “tecnologia de ponta”.

“A nível de estratégia, é importante não estar só focado no lazer. A estadia média do cliente MICE é superior à estadia média do cliente de lazer, e o gasto médio do cliente MICE é superior ao gasto médio do cliente de lazer”, disse o diretor geral de Operações da PHC. “O cliente MICE não só toma pequeno-almoço, como obrigatoriamente tem dois coffee breaks e faz uma refeição connosco. A rentabilidade é maior e temos a infraestrutura e as equipas para responder ao segmento MICE”.

Além disto, “Lisboa é cada vez mais uma cidade procurada para incentivos”, de acordo com Miguel Andrade. “Não queremos entrar nos congressos, porque não temos dimensão. Queremos entrar em dois segmentos MICE: incentivos e reuniões corporate”.

Exemplo de um quarto do Hotel Mundial pós-renovação

Hotel Mundial terá um novo restaurante e 315 quartos

Além da zona MICE, o Piso 1 contará também com uma nova área de restauração, que tem como “grande objetivo” servir pequenos-almoços. “O restaurante vai chamar-se 28, porque o [Elétrico] 28 nasce aqui todos os dias e é uma das experiências mais solicitadas pelos clientes que vêm a Lisboa”, adiantou Miguel Andrade.

Incorporada no restaurante 28, estará uma zona exterior que servirá pequenos-almoços todos os dias, que se designará Terraça 28. “Vai responder às coffee breaks, aos almoços e jantares das reuniões, portanto é um hub de eventos que queremos que esteja a funcionar a partir de novembro deste ano”, indicou o responsável. Além disto, o Piso 1 contará também com um fitness center.

Para 2026 e 2027, o foco será a renovação dos quartos do Hotel Mundial. “No fim da requalificação, ficaremos com cerca de 315 quartos, sendo que desses quartos há 31 suítes e cerca de 30 quartos comunicantes”, disse o responsável. Os quartos serão renovados em tons de azul e verde.

“Com isto, no final de 2027, o nosso objetivo é ter um hotel requalificado, com um posicionamento muito diferente àquele que está agora. Continuamos a ser um hotel de 4 estrelas, mas vamos trabalhar para o mercado de lifestyle e para o mercado de qualidade premium”, sublinhou Miguel Andrade.

Estão também previstas renovações no restaurante Varanda de Lisboa e no rooftop em 2028, mas não estão incluídas no investimento de 20 milhões de euros do grupo.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img