Sábado, Abril 20, 2024
Sábado, Abril 20, 2024

SIGA-NOS:

Picos de Aventura organiza 5ª edição das Biotalks

A Picos de Aventura, empresa de animação turística sediada em Ponta Delgada, irá organizar pela quinta vez o evento BioTalks, totalmente dedicado à Ciência, aos Açores e à sua biodiversidade. A edição deste ano traz uma novidade, com um evento bipartido em dois dias. O primeiro dia será dedicado a um workshop de Ilustração Científica e o segundo dia a sessão de palestras. O evento acontecerá nos dias 4 e 5 de abril, na sede da Picos de Aventura na Marina Pêro de Teive.

As Biotalks, que consistem num conjunto de palestras e apresentações sobre a biodiversidade e a ciência nos Açores, contará com a presença de diversas personalidades, especialistas nas suas diversas áreas de atuação, e abordará diferentes conteúdos, como sustentabilidade, conservação, biodiversidade marinha, entre outros. Este ano, as Biotalks arrancam no dia 4 de abril, pelas 14 horas, com um workshop de Ilustração Científica pela Ilustradora Ana Rita Afonso. Natural de Silves, no Algarve, a Ana Rita é licenciada em Artes Plásticas e Multimédia. Desde a sua infância é apaixonada pelo desenho e pela natureza, que a direcionou para a área da Ilustração Científica. O seu trabalho é caracterizado pelo rigor da representação, pelo detalhe e curiosidade pelas formas naturais.

Já a sessão de palestras, no dia 5 de abril, tem início também às 14 horas. Este ano contará com a presença de seis personalidades como, o Carlos Sarria, Fundador do Projeto Condrik Tenerife com o tema “Projeto Condrik – Tenerife”, a Stephanie Sucio, Aluna de Doutoramento da Universidade dos Açores, que abordará o tema “What sperm whales can teach us about deep-ocean ecology?”, o Alexandre Branco, Biólogo da Picos de Aventura, que apresentará o tópico “Distribuição de Baleias de Bico nos Açores com base em dados de observação de cetáceos e dados de arrojamentos”, o Marc Tolosa, Biólogo da Picos de Aventura, com o tema “Using whale watching data to explore the habitat preferences of two oceanic dolphins in São Miguel Island”, o Rui Botelho, Co-Chefe do Departamento SPEA Açores (Conservação Terrestre), que falará sobre o tema “Restauro ecológico nas Terras do Priolo” e o Paulo Garcia, Vogal na Estrutura de Gestão da Sustentabilidade do Destino Turístico Açores com o tópico “Gestão da Rede Regional de Percursos Pedestres: Desafios e Visão de Futuro”. Após o encerramento da sessão de palestras, pelas 17 horas e 15 minutos, a Picos de Aventura irá ainda sortear uma das suas atividades a 4 participantes das Biotalks.

Para Carlos Baptista, administrador da Picos da Aventura, “As Biotalks representam um momento imprescindível para o intercâmbio de conhecimentos e experiências acerca da biodiversidade e do papel distintivo que esta desempenha na região dos Açores. Neste ano, adicionamos a componente mais prática com um workshop e contamos com a participação de um painel de especialistas, os quais prometem proporcionar conteúdos singulares e cativantes. Enquanto Picos de Aventura, pretendemos continuar o nosso papel como catalisadores desses momentos de diálogo e interação, não somente no âmbito da comunidade científica, mas também junto ao público em geral.

A Picos de Aventura, que pertence ao grupo Newtour, disponibiliza atividades turísticas em mar e em terra que permitem conhecer todos os recantos das ilhas de São Miguel e Terceira.

Programa do evento aqui.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img