A Pinto Lopes Viagens anunciou, esta segunda-feira a sua mais recente oferta de expedições e “Viagens com Autores”, incluindo uma expedição inédita aos Himalaias liderada pelo escritor e investigador Joaquim Magalhães de Castro.
Esta nova expedição, intitulada “Expedição aos Himalaias – Na senda dos Jesuítas Portugueses – Capítulo I”, propõe recriar os passos dos jesuítas portugueses no início do século XVII nesta região montanhosa, destacando o papel do padre António de Andrade na Descoberta do Tibete há 400 anos. A iniciativa está agendada para ocorrer de 15 de setembro a 3 de outubro de 2024.
A par desta novidade, a Pinto Lopes Viagens lança cinco novas “Viagens com Autores” lideradas pela curadora e investigadora em práticas artísticas e culturais contemporâneas Helena Mendes Pereira, o crítico gastronómico Fortunato da Câmara e o artista plástico e historiador de arte Vasco Medeiros.
“Inhotim: O Maior Museu ao Ar Livre do Mundo”, com Helena Mendes Pereira
Esta viagem leva os participantes ao Instituto Inhotim, no Brasil, que abriga um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do país e é considerado o “maior museu a céu aberto do mundo”. Localizado entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, o Inhotim oferece uma experiência única ao combinar arte e natureza. Os visitantes têm a oportunidade de explorar aproximadamente 700 obras de mais de 60 artistas, exibidas ao ar livre e em galerias, num jardim botânico com mais de 4,3 mil espécies raras. A viagem está programada para ocorrer de 9 a 17 de novembro de 2024.
“Curso de História da Arte Capítulo IV – A Escola de Nova Iorque”, com Vasco Medeiros
Este curso mergulha na história da arte em Nova Iorque, destacando a influência da cidade na cena artística global, especialmente durante o período do Expressionismo Abstrato e da Pop Art. Os participantes têm a oportunidade de explorar locais históricos relacionados a artistas como Jackson Pollock, Mark Rothko e Andy Warhol, enquanto aprendem sobre os movimentos artísticos que moldaram a cidade. A expedição decorre de 21 a 27 de outubro.
“Lyon e Dijon”, com Fortunato da Câmara
Esta viagem gastronómica leva os participantes às cidades de Lyon, Dijon e Beaune, no coração da Borgonha, onde podem desfrutar dos melhores produtos regionais e da culinária francesa. A rota inclui visitas a locais relacionados à história da gastronomia francesa, como a cozinha do chef Paul Bocuse e a cidade gastronómica de Dijon. A viagem está programada para ocorrer de 24 a 27 de junho.
“Málaga e Riofrío”, com Fortunato da Câmara
Esta viagem pela Costa do Sol espanhola oferece aos participantes a oportunidade de explorar os sabores da Andaluzia, especialmente em Málaga e Riofrío. Os viajantes podem desfrutar de pratos tradicionais, como peixinhos fritos e ajo blanco, além de visitar locais relacionados à vida e à obra de Pablo Picasso. A viagem está programada para ocorrer de 8 a 11 de outubro.
“Milão, Alba e Turim”, com Fortunato da Câmara
Esta viagem pelo norte da Itália leva os participantes à região da Lombardia e do Piemonte, conhecida pela sua rica tradição gastronómica. Segundo comunicado, os viajantes terão a oportunidade de explorar os melhores queijos, vinhos e trufas da região, enquanto desfrutam de paisagens deslumbrantes e da cultura local. A viagem está programada para ocorrer em datas a definir.