O Portal da Queixa recebeu mais de 173 mil reclamações em 2021. Uma média diária superior a 500. Porém, apesar do decréscimo de 20%, face ao ano anterior, no número total de reclamações do setor turístico em 2021, houve um aumento nas reclamações de aeroportos e hotéis.
As categorias com maiores número de reclamações foram os sites de reservas de viagens (38%), as companhias aéreas (32%), os sites de reservas de alojamento (8%), o aluguer de automóveis (8%) e as agências de viagens (6%).
No entanto, apesar do decréscimo de reclamações comparativamente ao ano anterior, importa destacar o crescimento no número de reclamações em duas das subcategorias: aeroportos, com mais 82% e os hotéis com mais 32% de reclamações.
De acordo com o Portal da Queixa, no caso dos hotéis o crescimento será compreensível pelo regresso à normalidade, mas no caso dos aeroportos muitos dos problemas reportados estão relacionados com problemas de atrasos no processo de embarque ou mesmo perda de voos.
Recorde-se de que desde o dia 1 de maio ao dia 17 de junho de 2021, o Portal da Queixa recebeu 524 reclamações relacionadas com o setor do turismo, metade destas queixas estavam relacionadas com as agências e sites para reservas de viagens e companhias aéreas. As entidades com maior número de reclamações eram a TAP, eDreams e Booking.