Portugal é um dos destinos mais procurados pelos viajantes alemães neste outono com um aumento de 5% face ao mesmo período do ano anterior, revelou a recente análise Mabrian Travel Intelligence.
Embora os países mediterrânicos continuem a atrair os viajantes alemães, os destinos mais procurados são a Ásia, o Médio Oriente e os países nórdicos, respetivamente, uma vez que as experiências que combinam cultura, amplos espaços ao ar livre e paisagens são os fatores que mais influenciam na escolha.
Para esta análise, o Índice de Partilha de Pesquisas analisou a procura de voos na Alemanha, efetuada com pelo menos três meses de antecedência, para viagens entre setembro e novembro de 2024, concentrando-se nos destinos com melhor desempenho para o mercado de viagens alemão.
“Ao contrário das reservas confirmadas, estes dados mostram o grau de interesse do mercado em determinados destinos”, afirma Carlos Cendra, sócio e diretor de Marketing e Comunicação da Mabrian. “A confirmação das reservas depende de muitos fatores, desde a conetividade disponível, preços de voos e alojamento, ou outros fenómenos que podem influenciar a vontade de comprar ou gastar dos viajantes.”
Os dados também indicam que os planos de viagem entre setembro e novembro de 2024 refletem uma tendência de mudança, um ligeiro reajustamento da forte procura de destinos no Mediterrâneo e um aumento da procura de destinos alternativos de médio curso no Cáucaso e na Ásia Central, em alguns países nórdicos e na Península Balcânica.
Ásia e Médio Oriente são uma forte tendência para este outono
As pesquisas de voos e a procura de inspiração por parte dos viajantes alemães indicam que os destinos na Ásia e no Médio Oriente são uma forte tendência sazonal para este ano, quer seja para desfrutar do património e da gastronomia asiáticos, quer seja para mergulhar no estilo de vida, nas tradições e nas paisagens exóticas e solarengas do Médio Oriente.
Vários países asiáticos estão entre os 20 destinos mais procurados pelos alemães para o outono de 2024, sendo a Índia (+41% de aumento em comparação com o outono de 2023), o Vietname (+35% em relação ao ano anterior) e Singapura (+26%) os que registam um maior crescimento na procura de inspiração; seguidos pelo Japão (+15% em comparação com o outono de 2023), Indonésia (+11%) e Tailândia (+10%).
À semelhança da Ásia, o aumento da procura de destinos do Médio Oriente para as viagens de outono entre os alemães é alimentado pela conetividade aérea direta. A procura dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita cresceu +23% e +57%, respetivamente, bem como do Egito, que aumentou 41%.
Por outro lado, as motivações dos viajantes alemães para escolher estes destinos no Médio Oriente para as escapadelas de outono são mais diversificadas. Como indicam os dados da Mabrian, o Egito, e particularmente a Arábia Saudita, são considerados pelos alemães como os destinos culturais por excelência, também adequados para viagens ativas e ao ar livre; enquanto os Emirados Árabes Unidos são um turismo ativo e locais de sol e praia, além de ser um destino de compras de classe mundial.
Outros destinos de longo curso que registam um aumento da procura para este outono são a Austrália (+21%), os destinos exóticos de sol e praia como as Maldivas (+23%), as Maurícias e a República Dominicana (+85% e +25%, respetivamente), e o Sri Lanka (+9%).
Destinos emergentes de médio curso na Europa do Norte e de Leste
Está a surgir uma tendência significativa nas escolhas de médio curso. Os viajantes alemães continuam a mostrar uma forte preferência pelos destinos tradicionais do Mediterrâneo como locais de viagem no outono (Turquia, em particular; e ainda Espanha, Itália, França ou Grécia). Contudo, à medida que a procura estabiliza ou diminui ligeiramente este ano, em comparação com o mesmo período em 2023, a Península Balcânica, o Cáucaso e a Ásia Central estão se a tornar mais apelativos para este mercado.
“Esta mudança responde a um desejo para visitar destinos menos conhecidos e para encontrar opções e experiências com melhor relação qualidade/preço que proporcionem um equilíbrio entre atrações culturais, gastronomia e turismo ativo”, explicou Carlos Cendra.
De facto, as exceções a esta tendência são Portugal e Tunísia, uma vez que a procura sazonal da Alemanha aumenta 5% e 52%, respetivamente, em comparação com o outono de 2023.