O Turismo de Portugal lançou esta segunda-feira, dia 28, uma nova campanha internacional intitulada “Portugal is Art”. Os mercados alvo são Espanha, Irlanda, Reino Unido, França, Alemanha, EUA, Brasil, Países Baixos e Bélgica.
A campanha, que convida a descobrir um território onde o “quotidiano se eleva à condição artística” e onde cada experiência revela uma “dimensão cultural única”, vai estar presente nas redes sociais, connected TV e digital out of home. O investimento até ao final do ano é de um milhão de euros.
Além do filme conceito, vão ser divulgadas seis versões mais curtas sobre diversos produtos turísticos: enoturismo, turismo literário, gastronomia, bem-estar, surf e festivais de música.
Em comunicado, a entidade explica que “Portugal is Art” desafia a explorar um destino onde a cultura, a tradição e a contemporaneidade se fundem de forma singular. “Em Portugal, a arte é vivida em toda a sua plenitude, com experiências que despertam os sentidos e a imaginação. Do vinho ao surf, da contemplação à celebração, cada momento no país é uma expressão de criatividade”, refere.
Para Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, “convidar a visitar Portugal pela lente da arte é enriquecer a nossa proposta de valor enquanto destino turístico: para o viajante, oferendo-lhe novas perspetivas e uma experiência turística diferenciada; para as empresas e profissionais, gerando negócio e empregos; para os residentes, através do desenvolvimento económico, social e sustentável do território.”
Na eterna discussão sobre “O que é arte”, o turismo responde que “Portugal é arte”. O craft e o enoturismo representam um diálogo entre o tempo e a criatividade. As técnicas artesanais, passadas de geração em geração, continuam a dar vida a peças únicas, ao passo que as vinhas, cultivadas com uma espécie de respeito ritualístico, produzem vinhos que contam e perpetuam histórias através das castas e dos aromas. “Ambos ilustram como a tradição e a inovação coexistem em harmonia, permitindo que o passado inspire o presente com frescura e originalidade”, afirma o Turismo de Portugal.