Quarta-feira, Abril 17, 2024
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Portugal teve uma das menores taxas de emissões de CO2 na aviação europeia em 2023

Em 2023, a pegada de carbono da aviação na Europa cresceu significativamente, com um aumento de 16% em relação ao ano anterior. Apesar disso, Portugal sobressaiu como um dos países europeus com menores emissões, conforme divulgado pela Mabrian, empresa especializada em inteligência turística, durante um evento virtual da UN Tourism e da European Travel Commission (ETC) sobre a medição da pegada de carbono no setor do turismo.

O estudo fornece uma visão de vários aspectos importantes, incluindo os principais indicadores da pegada de carbono gerada pelos viajantes aéreos, a relação entre esta pegada e as receitas turísticas do destino, e a dependência dos destinos dos mercados de origem e a distância a estes mercados. Além disso, examina o impacto dos voos de longo curso e fornece dados específicos sobre a contribuição da aviação para as emissões de CO2 no setor do turismo.

Assim, a Mabrian revela que, na Europa, durante o ano de 2023, os países que contribuíram significativamente para as emissões de CO2 relacionadas com a aviação incluem, por esta ordem, o Reino Unido, a Alemanha, a Espanha, a Rússia e a França. Estes países representam uma parte significativa do total das emissões de CO2 geradas pelo turismo, de acordo com os dados dos voos de entrada nestes países, independentemente da sua origem. Na parte inferior do top 10 dos países europeus por volume de CO2 gerado estão a Itália, os Países Baixos, a Suíça, Portugal e a Grécia.

Especificamente, em 2023, o Reino Unido liderou o ranking com 31,4 milhões de toneladas de CO2 geradas, representando 18% das emissões totais. Seguem-se a Alemanha e a Espanha, com 20 milhões de toneladas cada, representando ambas 12% da quota-parte do total de emissões na Europa. A Rússia e a França ficaram em quarto e quinto lugares, contribuindo com 18 milhões de toneladas cada, o equivalente a 10% cada. A Itália ocupa o sexto lugar, com 13 milhões de toneladas (7%), seguida dos Países Baixos, com 9 milhões de toneladas (5%). A Suíça e Portugal partilham o oitavo e o nono lugares, com 6 e 5 milhões de toneladas, respetivamente, o que representa 3% cada. A Grécia fecha a lista com 4 milhões de toneladas, contribuindo com 2% do total das emissões de CO2.

Há uma variação significativa nas emissões geradas em relação a 2022, com um aumento global de 16%. Este facto é especialmente notório em alguns países, como o Reino Unido, com um aumento de 24,20%, seguido da Itália, com um aumento de 22,69%, e da França, com um aumento de 15,93%.

De acordo com os dados analisados, em 2023, o setor da aviação gerou aproximadamente 172 milhões de toneladas de CO2 na Europa, o equivalente a 4% do total de CO2 gerado no continente, de acordo com as estimativas da União Europeia. Para compensar esta pegada de carbono, estima-se que sejam necessárias 7 mil milhões de árvores por ano, o que representa 11% do total da massa florestal na Europa, de acordo com as estimativas da União Europeia e o relatório da consultora Encon.

Carlos Cendra, sócio e Diretor de Marketing e Comunicação da Mabrian, comenta que “esta análise não pretende apontar o dedo à indústria da aviação, que é essencial para o setor do turismo e está a dar passos significativos na descarbonização, mas sim sensibilizar os destinos turísticos para a necessidade de medir o impacto que os seus visitantes têm no ambiente, a fim de agir em conformidade, tomar medidas compensatórias e avançar para o objetivo Net Zero ou neutralidade climática estabelecido para 2050. Sem dúvida, a medição é a chave para poder atuar e alcançar os objetivos estabelecidos. Por outro lado, propomos a utilização de indicadores cruzados, como a relação entre a pegada de carbono e as receitas geradas pelos visitantes na economia local do destino, que permitem medir melhor o impacto numa perspetiva equilibrada”.

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