Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), considerou na passada quinta-feira, dia 9, que a consolidação da cidade marroquina de Dakhla como destino turístico pode ser, na verdade, uma “grande oportunidade” para Portugal.
O responsável falava durante uma viagem de familiarização a Dakhla, no âmbito do lançamento do novo voo da Ryanair que liga diretamente Madrid à cidade marroquina.
No seu discurso, Pedro Costa Ferreira destacou o sucesso de Marrocos enquanto destino turístico, tendo registado, em 2024, um aumento de mais de 47% face a 2023. “Este crescimento é muito importante, Marrocos está a uma hora e meia de voo e é uma cultura completamente diferente. Este país não é somente um destino incrível, é uma região economicamente importante que para o mercado português está a crescer.”
Como forma de manter um crescimento sustentável, o presidente da APAVT acredita que a forma mais segura para tal é “diversificar”: “Por isso, penso que Dakhla pode ser, na verdade, uma grande oportunidade para nós. O turismo é um setor de pessoas para pessoas e temos que admitir que Marrocos está a fazer um trabalho fenomenal diante o mercado português.”
Pedro Costa Ferreira garantiu que “este é um trabalho que vamos manter, porque temos uma oportunidade muito grande para Marrocos, Portugal e Espanha, que é o Mundial 2030, um acontecimento em que temos de trabalhar em conjunto para desenvolver os três mercados”.
Dakhla conta atualmente com 50 hotéis e mais de três mil camas, afirmando-se como “um destino de oportunidades para todas as classificações de hotéis”. Esta é a região indicada para os praticantes de desportos aquáticos.
A APAVT, segundo uma publicação nas redes sociais, integra, neste momento, “uma importante delegação Luso-Espanhola presente em Dakhla”. “O trabalho com o Turismo de Marrocos vai prosseguir ao longo desta semana em direção ao futuro”, escreve a entidade na sua conta de Instagram.
*A jornalista viajou a convite do Turismo de Marrocos