Com mais hotéis a ser forçados a fazer o check-in sem contato, com a ajuda de códigos QR, cartões-chave e iPads, os lobbies dos hotéis estão prontos para fazer mudanças no seu funcionamento, relata a Architectural Digest.
O Marriott International anunciou, recentemente, a sua tecnologia sem contato, que permitirá aos hóspedes desfrutar de serviços sem contato de check-in para concierge e jantar. O pequeno almoço também é realizado, agora, numa máquina de venda automática. Isto levanta questões sobre as mudanças, a nível de design, pelas quais os lobbies de hotel terão de passar.
“Fora do segmento de luxo, acabaram os dias dos lobbies grandiosos e extensos”, diz Branigan Mulcahy, co-fundador da Virdee, uma empresa de tecnologia de receção virtual. “As estações de check-in estarão posicionadas em todo o lobby, com os membros da equipa a caminhar pelo mesmo, prontos para ajudar os hóspedes. ”
No entanto, mesmo com o aparecimento da tendência do autoatendimento e da leitura de código QR, os lobbies não deixarão de ter um papel de saudação. “O lobby ainda é um lugar importante para causar uma boa primeira impressão”, diz Branigan Mulcahy. “O que vemos a mudar é o papel da recepção tradicional de grande escala. O check-in baseado em smartphones, com chaves móveis e versões modernas de check-in, permitirão uma abordagem diferente.”
Outros especialistas do setor acreditam que este não é o fim do balcão de check-in. “Para hotéis cujo atendimento ao cliente é o foco da sua identidade, não acho que os balcões de check-in irão desaparecer, mas estão a ser redesenhados com a questão da segurança em mente”, disse Jessica Shaw, diretora de design de interiores do Turett Collaborative.