Segunda-feira, Julho 26, 2021
Segunda-feira, Julho 26, 2021

SIGA-NOS:

Rita Marques destaca papel dos cruzeiros na estratégia para um turismo sustentável

A secretária de Estado do Turismo destacou esta segunda-feira, dia 7, o papel dos cruzeiros na estratégia de sustentabilidade do turismo. Rita Marques participou no webinar “Turismo de cruzeiros em Portugal: os desafios que a pandemia trouxe e o qual o futuro do setor”, organizado pela CLIA – Associação Internacional das Companhias de Cruzeiros.

“Na estratégia de médio e longo prazo temos de lutar por um turismo melhor e isso está muito relacionado com a dimensão social, sustentável, resiliente e mais global da nossa indústria e que temos vindo a desenvolver durante a presidência portuguesa do Conselho Europeu, através de um conjunto de iniciativas, e uma delas também está bastante alinhada com os objetivos do CLIA. Precisamos promover uma transição para a neutralidade climática e melhorar a eficiência dos recursos”, afirmou a responsável.

“Precisamos de gerir melhor os nossos resíduos e recursos hídricos. E todos estes tópicos têm sido avaliados pela CLIA. Por isso reconheço e quero saudar todos os enormes esforços que a associação tem feito e que nos ajudarão a enfrentar, enquanto setor público, alguns desses desafios ambientais e sustentáveis”, referiu Rita Marques.

Outro dos desafios lançados durante este webinar foi a transformação digital da indústria. “Nesta estratégia de longo prazo, também gostaria de destacar o esforço que teremos de fazer para garantir a transformação digital do nosso negócio. Temos defendido a necessidade de novas tecnologias e a partilha de dados para melhorar o desempenho das empresas de turismo. Mas não só isso, especialmente na indústria de cruzeiros, é muito importante garantir que o big data esteja disponível e que esses dados ajudem a gerir melhor os fluxos, especialmente quando os passageiros estão a desembarcar dos cruzeiros, garantindo que os impactos nas cidades, nos portos e nas comunidades locais são controlados”.

A secretária de Estado do Turismo deixou uma terceira nota sobre os recursos humanos: “A indústria do turismo tem muito a ver com pessoas, portanto o ensino de qualidade e o desenvolvimento de skills desempenham um papel importante na nossa indústria, especialmente depois de tempos difíceis em que vivemos. E, novamente, tenho que reconhecer e saudar todo o esforço que tem sido feito pela indústria dos cruzeiros e pela CLIA. Penso que podem ser inspiradores para outras indústrias, mas também para o setor público”.

Rita Marques terminou a sua intervenção no webinar lembrando que o Conselho Europeu está a trabalhar “numa nova agenda para o turismo” e que todos os Estados membros se comprometeram a desenvolver uma base sólida para uma abordagem mais sustentável do turismo. “A indústria de cruzeiros, como qualquer outra indústria que realmente desempenha um papel importante no turismo, pode ajudar-nos a impulsionar esses desafios de uma forma mais eficaz.

+3
avatar
-PUB-

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img