Domingo, Dezembro 8, 2024
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Robótica de serviço e limpeza na hotelaria – a colaboração ideal para criar a experiência perfeita

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A robótica está a transformar profundamente o setor do turismo, introduzindo inovações que redefinem as experiências dos hóspedes. Prova disso é a incorporação de robots autónomos de serviço e limpeza nos hotéis e restaurantes (tendência importada tipicamente de países asiáticos), e que na Europa tem revolucionado as operações, com benefícios tanto para os estabelecimentos como para os clientes. 

Considerando que o setor do turismo é altamente competitivo, atualmente, tornas as operações mais eficientes e melhorar a experiência dos clientes não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade. E como? Através da implementação de soluções inovadoras de robótica de serviço e limpeza, elevando a eficiência operacional e permitindo que as anteriores equipas alocadas a tarefas de menor valor acrescentado se foquem, doravante, em áreas de maior personalização do atendimento do cliente, e logo, criando a possibilidade de diferenciação na oferta face aos seus pares.

Desde 2022 que desenvolvemos parcerias estratégicas com empresas líderes em soluções robóticas, como a Keenon Robotics e a tecnológica japonesa SoftBank Robotics, empresas amplamente reputadas pela qualidade, segurança e compliance dos seus produtos. O acordo de distribuição que temos com estas marcas permite-nos trazer inovação e tecnologia de alta qualidade ao nosso país, impulsionando a transformação digital e aumentando a produtividade e competitividade do setor.

Os nossos clientes falam por si – o robot de limpeza Whiz da SoftBank Robotics, atualmente em testes na cadeia Wyndham Hotels e em funcionamento na NEYA Hotels, pode trabalhar continuamente e realizar as tarefas em horários que minimizam a interferência com os hóspedes, diminuir os níveis de CO2 das unidades e agilizar a limpeza das áreas públicas, libertando a restante equipa do Housekeeping para desempenhar as tarefas de higienização mais específicas e pormenorizadas nos quartos e WC’s.

Whiz

Por sua vez, os robots de serviço, como o delivery robot Butlerbot W3, implementado este ano no NEYA Porto Hotel, podem assegurar o serviço de quartos devido à sua fácil  integração com elevadores e reduzir, em muito, o tempo de entrega da cozinha ao Bar, ou o Dinerbot T5, a escolha do Restaurante Viva Lisboa, capaz de agilizar as tarefas repetitivas como a entrega e recolha dos pratos limpos e sujos, de e para a cozinha, permitindo ao staff do restaurante focar-se em vender mais e melhor, dando o toque pessoal e dimensão emocional que tanto caracteriza o turismo português. Na prática, os robots permitem ao funcionário desempenhar melhor as suas tarefas, numa ótica de entreajuda, ou cobótica.

Mas são muitos outros os clientes internacionais que já utilizam uma das nossas marcas: Ascott International, Westin, Sheraton, Intercontinental, Holiday Inn, JW Marriott, Hyatt, Accor Hotels, IHG, Crowne Plaza, Hilton e Le Méridien.

Para além dos robots de serviço e limpeza serem programados para executar as suas tarefas com um alto nível de precisão e consistência, resultando numa vantagem competitiva para o cliente e o hóspede, existe também uma redução de custos operacionais a longo prazo e uma maior resiliência a fatores laborais e humanos que não afetam o robot, nomeadamente a redução do desgaste físico dos funcionários, diminuindo o risco de lesões, doenças ocupacionais e aumentando a retenção dos mesmos.

Ao nível funcional as vantagens são inúmeras, mas e ao nível do Marketing? Outra das grandes vantagens da robótica na indústria do turismo é a fidelização de clientes, crucial para o seu sucesso a longo prazo. Os hóspedes são tecnologicamente atraídos por estabelecimentos que oferecem experiências inovadoras e modernas. A presença de robots pode ser um elemento de fascínio e curiosidade, melhorando a reputação do estabelecimento e atraindo novos clientes.

T5 Lifestyle

Além disso, a eficácia e a qualidade do serviço proporcionada pelos robots contribuem para a satisfação dos hóspedes, aumentando a probabilidade de retornarem e recomendarem o estabelecimento a outros. Por exemplo, um robot de serviço pode interagir com os hóspedes através das expressões humanizadas ou comunicando em diferentes idiomas, e este nível de personalização cria uma experiência única e memorável, fazendo com que os hóspedes se sintam valorizados e cuidados.

Num setor onde a satisfação do cliente é essencial, a robótica está a redefinir a hospitalidade, permitindo que os hotéis ofereçam uma experiência verdadeiramente excecional. A NewAlliance IT, está a contribuir para esta mudança no setor do turismo em Portugal com soluções robóticas de vanguarda. Ao integrarem esta tecnologia avançada, os estabelecimentos não só aprimoram as suas operações, mas também criam experiências únicas aos seus hóspedes e elevam a competitividade do setor, preparando-o para o futuro.

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