Sexta-feira, Janeiro 24, 2025
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Setor da Hotelaria e Atividades Turísticas cai 1,3% no Black Month face a 2023

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Além disso, concluiu que a faturação dos negócios aumentou 16,2%, face ao período homólogo (de 27 de outubro a 27 de novembro de 2023).

Apesar do valor médio por transação ter descido 1%, a faturação média por cartão cresceu 9,8% durante o Black Month. Só nos dias correspondentes à Black Week e à Cyber Monday a faturação aumentou 27,8% e o valor médio por transação subiu 3,6%.

Em comparação com os dados do Black Month de 2023, os períodos em que se verificou uma maior discrepância foram: o dia da Black Fiday (29 de novembro), cujo volume de faturação aumentou 30,35% face à do ano anterior; o sábado que se seguiu, em que a faturação cresceu 31,31%; o domingo que, tendo ficado registado como o dia de maior crescimento na faturação do Black Month, assinalou um aumento de 39,37%; e ainda a Cyber Monday em que a faturação subiu 33,25%.

Relativamente à média de faturação desta época de descontos, a Black Friday faturou mais 32,4% que as restantes sextas-feiras do período em análise, o dia 30 faturou mais 30,8% que os restantes sábados, o dia 1 de novembro faturou mais 34,4% que os restantes domingos, e a Cyber Monday aumentou a faturação dos negócios em 21,6%, em relação à média das outras segundas-feiras do Black Month.

No que concerne à faturação total gerada durante o Black Month por setor de atividade, Hiper e Supermercados (26%), Restauração (12%), Moda (9,9%), Gasolineiras (8%), Artigos de Casa/Decoração (7,4%) e Hotelaria e Atividades Turísticas (6,8%) foram os setores com maior destaque.

Em comparação com o mesmo período de 2023, o setor que registou um crescimento mais expressivo foi o das Gasolineiras, com um aumento de 66,4%, seguido das categorias Artigos de Casa/Decoração (18,4%), Restauração (11,7%), Hiper e Supermercados (10,8%) e Moda (5,7%). Por outro lado, o setor da Hotelaria e Atividades Turísticas sofreu uma quebra de 1,3% na sua faturação face ao período homólogo.

“Apesar da atual conjuntura de crise económica e dos diversos estudos que afirmavam que em Portugal se ia comprar menos na Black Friday, estes dados da REDUNIQ confirmam um crescimento da faturação. Este crescimento é justificado pela aposta dos negócios no aumento do período de descontos e pelo seu investimento em descontos mais aliciantes”, assinala Tiago Oom, Head of Merchant Acquiring da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights.

O distrito cuja faturação mais cresceu durante o Black Month, em comparação com o mesmo período de 2023, foi Guarda (30,1%). O Porto cresceu 18,9%, Lisboa 15,3%, Açores 15,1%, Madeira 14,1% e Faro 3,4%.

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