Domingo, Abril 20, 2025
Domingo, Abril 20, 2025

SIGA-NOS:

Setor hoteleiro português em alta no verão 2023, segundo análise da GuestCentric 

Este verão, a procura turística por Portugal continua a crescer, com um ritmo de reservas consistente de Junho a Setembro. De acordo com os dados da plataforma da Guestcentric, que agrega várias centenas de hotéis, em junho a taxa de ocupação aumentou 23% em comparação com o mês homólogo de 2022. 

As reservas para julho já atingiram 87% dos níveis de 2022 – sendo que existe ainda um mês inteiro de reservas de última hora pela frente – e as reservas para Agosto e Setembro estão a acelerar, de semana a semana.

Verifica-se assim que, em 2023 Portugal tornou-se um destino de primeira escolha, tanto para turistas europeus como para americanos. Na análise de Pedro Colaço, CEO da GuestCentric, “os turistas europeus estão a optar por destinos próximos, provavelmente devido ao atual clima económico e a algum receio de perturbação no transporte aéreo. Dados da TravelPulse revelam que o número de turistas americanos em Portugal aumentou 26% em janeiro e fevereiro de 2023, em comparação com os números de 2019“.

As regiões portuguesas com mais procura

Por outro lado, a informação de mercado da Guestcentric revela ainda as regiões portuguesas mais procuradas. Em destaque temos os Açores que tem crescido em procura este ano, de uma forma acima da média das regiões em Portugal. Para além disso as reservas para Julho estão o dobro daquelas verificadas em Maio, um ritmo de crescimento muito acima do que se registou em 2022. O preço médio por dia (ADR) dos hotéis nos Açores regista também um incremento acima da média – de 33% em 2023, face a 2022. 

Outras regiões com bom desempenho incluem Lisboa, o Centro de Portugal e o Algarve. Esta última revela uma performance sólida: 12% aumento na ocupação, mas o aumento do preço médio – 3% – não acompanha a taxa de inflação do país.

Conforme explica Pedro Colaço, “nos hotéis da plataforma da Guestcentric, as reservas directas continuam com procura elevada, acima dos outros canais, como a Booking ou a Expedia. Em 2022, as reservas directas tinham crescido 50% em relação aos níveis pré-pandemia, e os dados mais recentes da Guestcentric revelam que as reservas directas para o Verão de 2023 estão em linha com os níveis de 2022. Os hotéis têm hoje, mais do que nunca, a oportunidade de converter visitas ao seu website em vendas diretas, pelo que é fundamental que se dediquem ao desenvolvimento e melhoria constante dos seus canais de reserva direta”

O preço médio (ADR) nos hotéis europeus, incluindo os de Portugal, está atualmente 13% acima dos níveis de 2022, com Lisboa e Porto a beneficiar do maior crescimento de ADR – de 18% em junho de 2023. No entanto, nos hotéis nos Estados Unidos, o preço médio tem vindo a decrescer, fixando-se atualmente 5% abaixo de 2022. 


 


 

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img