A Soltour Travel Partners analisou a evolução das reservas para o verão e prevê um período estival marcado por um aumento da procura e por viagens para novos destinos em todos os continentes.
“A situação de incerteza que vivemos há meses com a inflação, o aumento geral dos preços e a situação geopolítica parecia pressagiar um verão irregular para o setor. No entanto, os números atuais dão esperança a um setor turístico que mostra sinais de recuperação com uma procura semelhante à dos anos anteriores à pandemia”, destaca Tomeu Bennasar, CEO da Soltour Travel Partners.
EA Soltour, o principal operador turístico independente em Espanha e Portugal, coloca a Albânia como o destino mais procurado pelos portugueses e pelos espanhóis, com até 500% mais reservas do que em 2022. Esta perspetiva também se verifica nas Caraíbas, onde se destacam a operação exclusiva da Soltour para a península de Samaná, bem como outras zonas da região como Punta Cana e Riviera Maya como os destinos mais importantes, e Cabo Verde, uma das grandes apostas do operador turístico para este verão.
A Europamundo, operador turístico especializado em circuitos de autocarro, também está a registar bons números de reservas no mercado ibérico. “Esperamos um aumento de 75% em relação a 2022 e 32% face a 2019, o nosso melhor ano de sempre”, anuncia Alejandro de la Osa, CEO da Europamundo.
A Luxotour, empresa de viagens com mais de 40 anos de experiência especializada em Marrocos, destaca também a boa receção das viagens para este verão. “Marrocos continua a ser o destino mais procurado pelos nossos clientes, embora outros pacotes como o Egito e a Turquia também estejam a ganhar importância, bem como o segmento das grandes viagens”, afirma Antonio Guerra, CEO da Luxotour.
Em termos de despesa média por pessoa, os dados refletem igualmente um aumento considerável em relação aos anos anteriores. O viajante médio da Soltour gastará 5% mais do que em 2022, enquanto o viajante médio da Europamundo gastará aproximadamente 1.350 euros, um valor muito semelhante ao do viajante médio da Luxotour (1.360 euros).
Em Espanha, a tendência para o verão de 2023 segue a dos anos anteriores, com a costa andaluza e a costa da Comunidade Valenciana como destinos prioritários para os portugueses e para os espanhóis, embora com um aumento significativo das viagens para a Costa Brava.
A linha de negócio Costas powered by Guest Incoming registou um mês de julho com grande procura, com 26% do total de vendas para o verão, seguido de 22% de vendas no mês de agosto. “A evolução é muito notória. Em comparação com o ano passado, alcançámos mais 163% de vendas, enquanto, se tivermos em conta os dados de 2019, registámos um aumento de 100% nas vendas”, destaca Omar Spezie, CEO da Guest Incoming.