A Turneo, start-up tecnológica centrada em turismo experiencial, anunciou um investimento de dois milhões de euros liderado pela Bessemer Venture Partners com a participação da Underline Ventures. Este investimento marca a entrada da start-up no mercado português.
Segundo o comunicado, este financiamento irá permitir que os hotéis ofereçam aos seus hóspedes atividades diferenciadoras, bem como melhorias significativas nos produtos e a expansão para novos mercados, como é o caso de Portugal.
Com um crescimento exponencial a nível turístico na última década, Portugal será abrangido pela expansão da Turneo, que reconhece no país um “enorme potencial para o mercado do turismo de experiência”.
“Com a presença da start-up, o país poderá diferenciar-se de outros destinos, apostando na promoção da cultura local através de experiências como passeios gastronómicos e históricos, provas de vinho e atividades de aventura na natureza”, refere a Turneo em comunicado.
Os Açores são a porta de entrada para a start-up no país. A cadeia Azoris Hotels & Leisure, que conta com três unidades de quatro estrelas no arquipélago, estabeleceu uma parceria com a Turneo, passando a oferecer uma gama diversificada de experiências de wellness e atividades ao ar livre. No leque de ofertas disponíveis incluem-se massagens no spa do hotel, picnic boxes, partidas de golfe ou passeios de bicicleta pela cidade.
Fundada em 2022, a start-up faculta aos hóspedes a possibilidade de navegarem e reservarem atividades no site ou na aplicação do estabelecimento. Paralelamente, fornece aos hotéis uma plataforma onde toda a oferta de atividades internas e de parceiros é gerida. Isto inclui a criação e publicação de novas experiências e de parcerias com fornecedores locais, bem como a análise de dados de atividades, informações e comentários dos seus hóspedes.
“Os viajantes planeiam e reservam atividades antes de chegarem ao seu destino”, afirma Fran Kauzlaric, cofundador da Turneo. “Com a Turneo, os hotéis podem finalmente mostrar os seus destinos e gerir a oferta de atividades aos seus hóspedes. Isto significa hóspedes mais felizes, com lucros adicionais e menos problemas operacionais”, acrescenta.
Os dados obtidos na época de verão de 2024 na Europa apresentam resultados interessantes: os hóspedes que reservaram atividades atribuíram aos hotéis, em média, classificações 8% mais elevadas nos sites de avaliação. Nos últimos anos, assistiu-se a um crescimento significativo do mercado do turismo experiencial, prevendo-se que atinja os 463 mil milhões de dólares até 2030. Destes, a Turneo prevê que 172 mil milhões serão gerados através de unidades hoteleiras.
“Estamos entusiasmados por ter o apoio de investidores tão incríveis como a Bessemer Venture Partners e a Underline Ventures”, disse Matija Marijan, CEO e cofundador da Turneo. “Este financiamento valida a enorme oportunidade, bem como a nossa visão, e permite-nos escalar as nossas operações, melhorar a nossa tecnologia e formar parcerias críticas para que possamos capacitar mais hotéis a oferecer atividades incríveis aos seus hóspedes.”