A Tunisair transportou, nos últimos quatro meses, um total de 3.800 passageiros portugueses entre Lisboa e Tunes, na Tunísia, revelou Amina Ben Ammar, diretora-geral da Tunisair para Espanha e Portugal, em entrevista ao TNews.
“Desde que voltámos a operar a rota Lisboa-Tunes, no início de maio deste ano, transportámos um total de 3.800 passageiros, o que representa uma taxa de ocupação média de 78%. Para a companhia, estes resultados são muito satisfatórios, uma vez que só retomámos a nossa atividade a partir de Portugal no passado dia 6 de maio”, enfatizou.
Questionada sobre um possível aumento no número de voos, Amina Ben Ammar afirmou que o objetivo inicial era operar dois voos por semana, com o objetivo de oferecer aos seus parceiros e agentes de viagens, bem como ao cliente final, uma maior oferta entre os dois destinos. “Contudo, devido a problemas de faixas horárias no aeroporto de Lisboa e apesar de todos os nossos esforços, não conseguimos aumentar o número de voos”, disse. Por outro lado, as faixas horárias também justificam os voos noturnos: “queríamos que o voo fosse operado mais cedo, mas, devido à saturação do aeroporto de Lisboa, não foi possível obter um melhor horário”.
Inicialmente prevista para decorrer até meados de outubro, Amina Ben Ammar mostrou um grande otimismo relativamente à evolução da procura dos mercados, não deixando de parte a possibilidade de manter a rota durante o inverno: “Dada a grande aceitação da rota entre as duas capitais, não só pelos nossos parceiros, mas também pelo cliente tunisino residente em Portugal, queremos continuar a operar também no inverno”.
“Estamos confiantes de que as atividades promocionais que estamos a realizar, como a famtrip organizada em colaboração com a Solférias e o forte interesse das agências de viagens tunisinas em comercializar Lisboa e outros destinos em Portugal, contribuirão para consolidar esta rota”, garantiu.
Atualmente, a companhia aérea tunisina está a realizar um estudo de mercado para tentar perceber o verdadeiro potencial dos dois mercados durante o inverno.
Relativamente ao início de operação noutros aeroportos portugueses, nomeadamente o do Porto ou de Faro, a responsável revelou que, de momento, querem dar mais possibilidades à rota de Lisboa e considerar a duplicação das operações através de um aumento da capacidade de lugares. “No entanto, os outros aeroportos, especialmente o do Porto, poderão ser programados para voos charter, se houver procura e se o Turismo da Tunísia levar a cabo ações promocionais que nos possam ajudar a consolidar a rota”, terminou.