A terceira edição do programa Check-IN Tourism Innovation reuniu, este ano, 14 Startups e 17 PME’s em projetos colaborativos voltados para o desenvolvimento de soluções inovadoras no setor de viagens e turismo.
Organizado pelo Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute em colaboração com o Nova SBE Westmont Institute of Tourism and Hospitality e em parceria com o Turismo de Portugal, o programa recebeu 112 candidaturas, das quais 21 startups foram pré-selecionadas como finalistas. Destas, 14 startups e 17 parceiros avançaram para a fase final de concretização de pilotos, apresentando 21 soluções inovadoras durante o Demo Day. Estas soluções focaram-se nos principais desafios desta edição: “Experiência do Cliente e Soluções Tecnológicas”, “Sustentabilidade e Inclusão Local” e “Formação e Gestão”.
Destacam-se três projetos apresentados nesta edição. A Startup Luminous, em colaboração com o parceiro Discovery Hotel Management, desenvolveu uma solução que utiliza Inteligência Artificial para o treino de soft skills e níveis de satisfação dos colaboradores em 9 hotéis, visando temas como gestão de tempo e feedback.
A Startup Handiscover, em colaboração com os parceiros Fundação Inatel e United Hotels, criou uma solução accessibility widget que certifica áreas de infraestrutura capacitadas para receber hóspedes com mobilidade reduzida, a ser implementada em oito hotéis. Por sua vez, a Startup Stormly, em colaboração com o parceiro Boost, desenvolveu um projeto baseado no algoritmo Stormly de inteligência artificial no GPT-4, visando otimizar a conversão nos canais de venda digitais.
O Check-IN Tourism Innovation visa trazer “recursos, dinamismo e inovação às Startups e PME’s, tanto nacionais como internacionais, para enfrentar os desafios da nova era do Turismo”. A iniciativa destaca a importância das tecnologias digitais na recuperação do setor durante e pós-pandemia, procurando aumentar a segurança e confiança dos viajantes e promover uma abordagem “mais responsável, sustentável e digital no setor de viagens”.
“Assumindo-se como uma plataforma dinâmica onde as ideias e projetos fluem de forma livre e estão em constante desenvolvimento, a Nova SBE pretende agregar um diversificado conjunto de intervenientes na promoção de um programa de inovação aberta com uma estreita articulação entre a Academia, as empresas do setor e as startups. Desta forma, a escola pretende assumir um papel ativo e responsável na preparação das empresas de hoje para o Turismo de amanhã”, conclui a instituição de ensino.