A Transavia France operou, na passada segunda-feira, dia 15, o seu primeiro voo comercial com o seu novo avião Airbus A320neo, entre Paris-Orly e o Porto. Com a aterragem na cidade Invicta, no passado dia 15, às 10h10, o A320neo passa agora a operar cerca de 20 rotas da rede da companhia, que conta com 200 rotas e 120 destinos no total.
“Com a adição do novo A320neo à frota da Transavia France e do novo A321neo para a Transavia Holland, atingimos três marcos importantes para a nossa companhia aérea: oferecer pequenas tarifas e as melhores experiências a bordo possível aos nossos clientes; introduzir aeronaves novas, mais eficientes em consumo de combustível e mais sustentáveis; e cumprir a nossa promessa básica de ‘making low-cost feel good’”, afirmou Olivier Mazzucchelli, CEO of Transavia France.
Por outro lado, Thierry Ligonnière, CEO da ANA|VINCI Airports, saudou a aposta da Transavia em tornar a sua frota mais sustentável, salientando que “a melhoria em termos ambientais da frota das companhias aéreas, está em linha os ambiciosos objetivos ambientais da VINCI Airports”.
Na sequência da entrega do primeiro A321neo à Transavia Holland em 19 de dezembro de 2023, a companhia aérea low-cost do Grupo Air-France-KLM vai começar a introduzir a nova família de aviões na sua frota. “O aparelho agora operado para o Porto, equipado com motores CFM International LEAP-1A e equipado com 186 lugares em configuração de classe única, estará sediado no hub de Paris-Orly”, avança a companhia aérea em comunicado. Até ao final de 2024, a Transavia France espera operar 13 aeronaves Airbus A320neo, juntamente com a sua frota de cerca de 70 Boeing 737-800.
De acordo com o comunicado, as aeronaves da família A320neo oferecem um melhor desempenho da sua categoria para as necessidades de rede das companhias aéreas do grupo. Face a aviões da geração anterior, oferece uma redução do ruído de 50%, bem como de 15% no consumo de combustível e nas emissões de CO2. Também permite uma redução de custo unitário de mais de 10%.
Um assento mais confortável, a integração de tomadas USB e maiores espaços de armazenamento: eis um resumo das novidades da futura cabine.
Quanto a esta última característica, a Transavia France optou por espaços de bagagem verticais maiores (opção Airbus XL Bin), que oferece mais 37% de capacidade de armazenamento do que um compartimento de bagagem convencional. Isto significa que oito peças de bagagem podem ser armazenadas na vertical (no máximo, 55x35x25 cm) em vez de cinco na horizontal nos compartimentos normais.
A proporção de aviões de nova geração em toda a frota do Grupo Air France-KLM deverá atingir os 81% até 2030, face aos 21% em 2023.
Para comemorar a entrada em operação do novo A320neo da Transavia France, marcaram presença, no aeroporto Francisco Sá Carneiro – Porto, os Chief Executive Officer (CEO) e Chief Commercial Officer (CCO) da companhia aérea, respetivamente, Olivier Mazzucchelli e Nicolas Henin, mas também os seus congéneres da ANA/VINCI Airports, Thierry Ligonnière e Francisco Vieira Pita, e ainda o diretor do aeroporto, Rui Alves.