O Grupo TUI anunciou na passada sexta-feira, dia 30 de julho, a conclusão “com sucesso” da venda à Riu de 19 hotéis em exploração e dois em desenvolvimento por mais de 670 milhões de euros, o que permitiu ao grupo obter um lucro contabilístico de cerca de 200 milhões de euros.
A venda, anunciada em maio, não afetará a joint venture entre a TUI e a RIU Hotels and Resorts: “A alienação inclui apenas a propriedade dos hotéis. A operação e a comercialização destes hotéis continuará a ser realizadas pela joint venture 50/50 entre a TUI e a RIU. Como resultado, a TUI vincula menos capital à propriedade de imóveis e concentra-se no seu negócio principal, a operação e a comercialização de hotéis”, refere o comunicado de imprensa do grupo alemão.
A TUI acordou vender a sua participação minoritária de 49% à RIU em maio passado. No total, a carteira dos 21 ativos estava avaliada em 1.500 milhões de euros. A TUI recebeu um pagamento inicial de € 541 milhões e pode receber um lucro adicional de cerca de € 130 milhões até 2023.