Terça-feira, Setembro 26, 2023
Terça-feira, Setembro 26, 2023

SIGA-NOS:

Turismo regista aumento de 23% em investimentos e empregos em 2022, revela OMT

O investimento no setor do turismo global está a recuperar dos mínimos atingidos durante a pandemia, à medida que as chegadas de turistas internacionais continuam a aumentar, revela um relatório recentemente divulgado pela OMT (Organização Mundial do Turismo) e pela fDi Intelligence. De acordo com o estudo, o turismo registou um aumento de 23% em investimentos e empregos durante o ano de 2022.

O relatório, baseado em dados da fDi Markets, uma base de dados exclusiva da fDi Intelligence que rastreia projetos de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) desde o início, juntamente com dados sobre turismo internacional da OMT, oferece uma visão geral do ciclo de investimento em curso no setor do turismo, detalhando os montantes de investimento por região, segmentos e empresas.

Algumas das principais conclusões indicam um crescimento no setor do turismo. O número de projetos de IDE aumentou significativamente, registando um aumento de 23%, passando de 286 investimentos em 2021 para 352 em 2022. Paralelamente, as taxas de criação de emprego no setor de IDE do turismo também apresentaram um incremento de 23% no mesmo período, resultando em cerca de 36.400 novos empregos criados em 2022. A região da Europa Ocidental destacou-se como o principal destino para esses projetos de IDE em 2022, com 143 investimentos anunciados, totalizando um valor estimado combinado de US $ 2,2 mil milhões. Além disso, a região da Ásia-Pacífico experimentou um ligeiro aumento de 2,4% no número de projetos anunciados, totalizando 42 em 2022. Vale a pena salientar que, de acordo com o estudo, o setor da hotelaria e turismo desempenhou um papel fundamental nesse crescimento, representando quase dois terços de todos os projetos no cluster de turismo entre 2018 e 2022, com um aumento de 25% de projetos de IDE de 2021 para 2022.

“O IDE greenfield no setor do turismo está a recuperar após quase desaparecer durante a pandemia. Com a covid-19 agora sob controlo, o setor enfrenta um desafio crucial: as mudanças climáticas e a necessidade de sustentabilidade”, disse Jacopo Dettoni, editor da fDi Intelligence.

Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da OMT, enfatizou a importância de investimentos significativos em educação e formação para qualificar a mão de obra e preparar os jovens para o setor. “Para garantir o crescimento e a competitividade do setor, devem ser feitos investimentos significativos na educação e no talento, através da qualificação da mão de obra profissional e da implementação de programas vocacionais e técnicos. Só assim poderemos dotar os jovens – dos quais apenas 50% concluíram o ensino secundário – dos conhecimentos e capacidades de que necessitam para prosperar no setor. Estes investimentos abrirão caminho a uma mão de obra qualificada que poderá proporcionar um crescimento excecional, impulsionar a inovação e, ao adotar as tecnologias digitais, aumentar a competitividade e a resiliência do sector do turismo”, defende o responsável.

Natalia Bayona, diretora executiva da OMT, destacou o compromisso da organização com a inovação, educação e investimentos estratégicos para se adaptar às mudanças constantes do mercado. “Estamos a equipar a força de trabalho com novas competências através de programas de requalificação e formação profissional, criando oportunidades de emprego de qualidade e melhorando os salários em toda a cadeia de valor do turismo”, referiu.

Além disso, o relatório revela que as regiões da América do Norte e da Ásia-Pacífico contribuíram, cada uma, com três empresas para a lista dos 10 principais investidores em IDE no setor do turismo entre 2018 e 2022. Outras empresas do top 10 incluem empresas europeias como a Melia, com sede em Espanha, o Intercontinental Hotels Group, com sede no Reino Unido, a Accor, com sede em França, e a Selina, com sede no Reino Unido.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img