Quarta-feira, Novembro 30, 2022
Quarta-feira, Novembro 30, 2022

SIGA-NOS:

Turismo sustentável: Quais as marcas e destinos preferidos dos consumidores?

As expectativas dos consumidores em relação às viagens sustentáveis continuam a crescer, revelam dados do YouGov – grupo que publica rankings anualmente com base no seu rastreador de marcas YouGov BrandIndex e do rastreador de destinos YouGov DestinationIndex. O relatório “Travel & Tourism Rankings 2022: Travel brands through the eyes of Responsible Travelers“, revela quais são as marcas de turismo e destinos que lideram o caminho da sustentabilidade. O estudo reuniu os dez principais destinos internacionais para os consumidores de diferentes países analisados e Portugal ocupa o primeiro lugar no Brasil e em Espanha.

“Tanto as marcas de viagens como os destinos são rastreados diariamente em todo o mundo, permitindo-nos medir de forma consistente e precisa as atitudes dos consumidores em relação a essas marcas e países”, refere o YouGov no relatório. As marcas e destinos são avaliados conforme um “Consideration Score” (ou pontuação de consideração, em português).

Marcas sustentáveis

As marcas de viagens e turismo têm um papel importante a desempenhar na evolução das viagens sustentáveis. Os dados do YouGov mostram que quase metade dos consumidores de 43 países (46%) apreciam quando as marcas se envolvem em questões sociais e mais de dois em cada cinco consumidores a nível mundial (44%) dizem que tentam comprar apenas a empresas que são social e ambientalmente responsáveis.

No verão de 2022 assistimos a fortes ondas de calor, secas e incêndios florestais na Europa, América, e grandes partes da APAC, tornando as alterações climáticas cada vez mais tangíveis para a pessoa média. Por esse motivo, o público dá agora mais importância ao que as marcas fazem para se tornarem mais sustentáveis.

O relatório revela que as mudanças nas atitudes dos consumidores podem acontecer não só após grandes eventos naturais ou catástrofes, mas também na sequência de perturbações tecnológicas ou societais mais amplas e a nível individual – por exemplo, após ter um bebé.

As campanhas e esforços de sustentabilidade têm de ser consistentes e contínuos mas o volume e a consistência no envio de mensagens de sustentabilidade não é suficiente. É também necessário medir a eficácia de mensagens de marca relacionadas com a sustentabilidade para assegurar o alinhamento dos valores da marca com valores fundamentais do público, e que os esforços organizacionais chegam aos consumidores, realça o estudo.

Confira o ranking das 10 marcas de turismo preferidas dos consumidores com responsabilidade ambiental, em 11 países analisados pelo YouGov:

Alemanha

Arábia Saudita

Austrália

Canadá

Emirados Árabes Unidos

Estados Unidos da América

Finlândia

Reino Unido

Singapura

Suécia

Tailândia

Consumidores responsáveis

Em vez de analisar a opinião da população global, o YouGov analisou como as marcas do setor de viagens e turismo se classificam no segmento dos Viajantes Responsáveis. Este tipo de viajante tende a ter opiniões fortes sobre as políticas ambientais e os esforços de responsabilidade social das suas marcas favoritas. Em comparação com a população em geral, dois terços (72%) dos Viajantes Responsáveis são incrivelmente apaixonados por viajar. Em julho de 2022, 76% planearam fazer uma viagem doméstica e 38% planearam viagens internacionais nos 12 meses seguintes.

Segundo os dados do inquérito, nas suas férias mais recentes, metade (50%) dos Viajantes Responsáveis viajaram com o seu parceiro, 34% com os seus filhos, 29% fizeram uma viagem multigeracional, 32% foram com amigos, enquanto que 6% viajaram sozinhos e 5% com animais de estimação.

Os viajantes responsáveis são mais propensos a comprar a empresas social e ambientalmente responsáveis (61% vs 44%), e são também mais propensos a concordar que só se pode conhecer um país experimentando a sua cultura (75% vs 67%) em comparação com a média da população nos 25 países analisados.

Ranking de destinos

Portugal ocupa o primeiro lugar do ranking de Espanha

Através do Destination Index, o YouGov reuniu os dez principais destinos internacionais para os consumidores de diferentes países que foram analisados no estudo. Portugal destacou-se principalmente no Brasil, ficando em primeiro lugar da tabela, com uma pontuação de 38.8, e em Espanha, onde também ocupa a primeira posição, com 29.9 pontos. Dos 10 países da tabela espanhola, Portugal foi o que melhorou mais de um ano para o outro, com um aumento de 5.34 pontos de 2020/2021 para 2021/2022.

Portugal também ocupa o sétimo lugar da classificação na Dinamarca, Finlândia e Noruega, com uma pontuação de 17.8, 21.2 e 17.2, respetivamente.

Em Itália, Portugal ficou em segundo lugar, com 19.4 pontos, um aumento de 1.46 desde o ano passado, ficando classificado atrás de Espanha. Na Suécia ficou em nono lugar, com 19.6 pontos, e no Reino Unido encontra-se no quinto lugar da classificação, com uma pontuação de 25.1.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img